Campus Cedeteg conta, agora, com Galeria de Dirigentes e Arquivo Geral

Preservar a memória e valorizar todos os que trabalharam pela consolidação do último campus da Unicentro a ser criado: o Cedeteg. Esse é o principal objetivo da Galeria de Dirigentes da unidade universitária. A cerimônia de inauguração reuniu e homenageou todos os que passaram pela direção e vice-direção do Campus. Um dos rostos presentes na Galeria é o do professor Sebastião Brasil, que foi diretor do Cedeteg entre 2008 e 2012, logo após a legalização da doação do terreno para o Estado do Paraná e da instalação do campus universitário. “O desafio inicial do Cedeteg era compor mesmo – dentro das possibilidades que tínhamos, de funcionários de estrutura – um Campus que fosse funcional, que fosse independente, que conseguisse congregar aqui esforço para o desenvolvimento dos cursos que estão sendo aplicados aqui”, lembra o docente.

A Galeria de Dirigentes não representa apenas o mandato de cada diretor, mas também a história de implantação e desenvolvimento do campus Cedeteg. “O valor da presença ou da construção dessa parte da Universidade é algo que para as dimensões do interior do Paraná são dimensões inimagináveis, porque o Ensino Superior em Guarapuava foi o primeiro passo na interiorização da Educação Superior no Estado do Paraná. Havia Londrina e Maringá. Mas Guarapuava estendia seus espaços até Foz do Iguaçu, interiorizando o Ensino Superior”, recorda o hoje professor aposentado Waldemar Feller.

Ele também compõe a galeria de ex-diretores já que esteve a frente da unidade entre os anos de 1999 e 2003, quando ela ainda era chamada de Centro Politécnico da Unicentro. Hoje, quase vinte anos depois, na área do Campus, que tem 105 hectares,  estão instaladas 97 edificações, onde são ministradas as atividades de ensino, pesquisa e extensão de 18 cursos de graduação e de oito programas de pós-graduação – nove mestrados e quatro doutorados. Números que são resultado de muitos esforços e de trabalho dedicado. “Ao tempo em que inauguramos essa galeria, na verdade, nós estamos reconhecendo e valorizando todo o trabalho empreendido nessa construção da Universidade. Esta é uma homenagem justa àqueles que labutaram por essa Instituição e a galeria vai ficar para sempre demonstrando a continuidade do trabalho”, afirma o professor Osmar Ambrósio de Souza, vice-reitor da Unicentro.

Futuro cheio de outros desafios, como o curso de Medicina, que terá início no ano que vem. Se no passado o objetivo era implantar e estruturar o Campus, segundo o diretor do Cedeteg, professor Fábio Hernandes, na atualidade o desafio é melhorar a estrutura e ampliá-la. “Precisamos expandir a nossa infraestrutura no sentido de mais laboratórios, precisamos melhorar toda nossa estrutura hidráulica e sanitária, as instalações elétricas”.

Inauguração da Galeria de Dirigentes do Cedeteg fez parte das comemorações pelo aniversário da Unicentro (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Conquistas que se dão pouco a pouco, apesar das dificuldades. Exemplo disso é o Arquivo Geral do Campus, inaugurado no mesmo dia da Galeria dos Dirigentes. “Nesse primeiro momento, receberemos os documentos acadêmicos e, num segundo momento, em breve, todos os arquivos e todos os documentos que passaram a ser arquivados”, explica o professor Fábio.

Ao inaugurar tanto o Arquivo Geral quanto a Galeria de Dirigentes do Cedeteg, a Unicentro dá mais um  passo em direção a preservação da sua memória. “É muito mais que um agradecimento. A memória da Universidade, a memória do Campus, as histórias que foram contadas por essas pessoas, as histórias de dificuldades, as histórias de alegrias, de frustrações que cada um teve, mas que ficam para posteridade”, finaliza o professor Waldemar.