Arraiá marca as comemorações pelos 18 anos do campus avançado de Pitanga

Trajes coloridos, decorações e comidas típicas. Foi assim, com um grande arraiá, que o campus avançado da Unicentro em Pitanga comemorou seus 18 anos. A comunidade acadêmica se reuniu para celebrar a data e, também, a importância da Universidade para a região, aspecto destacado pelo vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza. “Aqui já se formaram 933 profissionais para região: administradores, contadores, historiadores, profissionais da Pedagogia. E esses profissionais, fixando-se na região, propiciam desenvolvimento”, avalia.

Atualmente, o campus da Unicentro em Pitanga oferece três cursos de graduação: Pedagogia, Economia e Administração. A unidade recebe alunos de 18 municípios. A Eduarda de Morais é um desses acadêmicos. Ela mora em Turvo, a 48 quilômetros de Pitanga, e vê no campus avançado uma oportunidade de ter acesso a um ensino público e de qualidade. “Eu acho muito importante porque a maioria das pessoas vão para Guarapuava acreditando que só em Guarapuava tem um ensino de qualidade, mas não”, declara.

Opinião compartilhada também por quem já está formado. Daniel Salvador cursou Administração no campus de Pitanga e acredita que a presença da Unicentro no município é uma facilitadora de oportunidades. “A importância do campus é justamente para o pessoal que não tem condição de estudar fora por questão de trabalho, as vezes também não tem condição financeira. Então o campus na cidade ajuda muito”, ressalta Daniel.

Edison Vieira Gonçalves também é egresso do campus de Pitanga, formado em Administração na primeira turma do curso ele destaca que a Unicentro contribui para o desenvolvimento econômico e educacional do município. “Para nossa comunidade aqui, e região, desenvolveu muito com a Unicentro e mais os cursos técnicos, aí deu uma alavancada”.

Unidade de Pitanga comemorou 18 anos de atividades com arraiá (Foto: Acioli Caldas)

Comemoração para celebrar os 18 anos de avanços e conquistas, mas sem esquecer dos desafios que ainda estão por vir, como ressalta o diretor do campus, professor Cleverson Fernando Salache. “Estamos comemorando nosso aniversário, mas não podemos esquecer de tudo o que está pela frente. Nosso sonho é que a universidade permaneça aqui na região, sendo tão importante como ela é atualmente”, finaliza.