Minicurso promovido pelo Pet Filosofia promove intercâmbio de experiências

O naturalismo filosófico e a metafísica da moralidade”. Esse foi o tema do minicurso que movimentou os interessados por Filosofia na Unicentro, no último mês. O evento, organizado pelo PET Filosofia, foi conduzido pelo professor Luis Oliveira, que é brasileiro, mas atua na Universidade de Houston, no estado norte-americano do Texas. Além do naturalismo filosófico, um dos principais temas do minicurso, o docente também atua nas áreas de epistemologia, ética, metaética e filosofia da religião.

Como lembra um dos organizadores do evento, o professor Gilmar Szczepanik, do Departamento de Filosofia, foi a filosofia da religião o principal elo que trouxe o convidado de fora do país para a Unicentro. “nós tivemos a oportunidade de trazer o professor Luis Oliveira, que é professor da Universidade de Houston, no Texas, em parceria com o professor Marciano, que é o professor aqui do Departamento e que conhece o professor Luis Oliveira, do grupo de estudos que ele tem de filosofia da religião”, esclarece.

Atividades foram ministradas pelo professor da Universidade de Houston, no Texas, Luis Oliveira (Foto: André Frutuoso)

Para abrir as atividades foi realizada uma palestra, também ministrada pelo professor Luis, com o tema “Se deus existe, então tudo é permitido”. A acadêmica do primeiro ano de filosofia, Tayane Apolinario, participou tanto da palestra como do minicurso. “Eu achei bem interessante o assunto, ele falou sobre Deus. Religião é uma coisa que eu gosto muito”, conta. Além do conteúdo, um outro aspecto chamou a atenção da aluna. “A experiência de um professor que não mora no Brasil, a metodologia dele, é uma experiência que pode contribuir para a gente como futuros professores”.

Quem também acompanhou e aprovou o minicurso foi o acadêmico de Filosofia José Felipe Cravelin, que está no terceiro ano. O estudante aponta como destaque o fato de ser um evento interdisciplinar, aberto à pessoas de outros departamentos. “A questão da extensão acadêmica, a questão da interdisciplinaridade, no sentido de que outros cursos também estão convidados a participar. É um espaço que abre para outros cursos e outros estudantes poderem se aproximar da Filosofia”, acredita.

E se a impressão foi boa para quem acompanhava o minicurso, para quem estava do outro lado, em cima do palco, a recíproca é verdadeira. “Os eventos têm sido muito bem organizados, muito agradáveis e a recepção do Departamento tem sido muito boa também”.

Além de minicursos, o PET de Filosofia promove outras atividades durante o ano letivo, como palestras, debates e grupos de estudos – todas abertas a comunidade acadêmica.