Conferência Regional da Educação Superior inicia nessa segunda com participação da Unicentro

Começa nessa segunda-feira (11) a III Conferência de Educação Superior para a América Latina e o Caribe, a Cres 2018. Realizado a cada dez anos pelo Iesalc (Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe), braço da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o encontro tem por objetivo debater as tendências regionais para o ensino superior.

Neste ano, em Córdoba, na Argentina, são mais de 10 mil participantes inscritos, principalmente de países da América Latina e do Caribe, que juntos vão trocar ideias e analisar propostas referentes à situações dos sistemas educativos na região. “Nossa preocupação”, frisa o diretor do Iesal, Pedro Henriquez Guajardo, “é delinear um plano de ação para a próxima década que seja orientado para a necessidade de reafirmar a educação superior como um bem público, social, estratégico, um direito humano e, por conseguinte, responsabilidades dos governos nacionais”.

Abertura, no Orfeo Superdomo Córdoba, será com Boaventura Souza Santos

Três professores da Unicentro participam da Cres 2018. O reitor Aldo Nelson Bona, membro do Conselho de Administração do Iesalc e como presidente da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais foi convidado a ministrar uma conferência sobre políticas públicas para a Educação Superior na América Latina. Já o chefe de gabinete da Unicentro e professor do Departamento de Comunicação Social, Marcio Fernandes, será um dos conferencistas da mesa-redonda sobre sistemas de comunicação pública universitária na América Latina. Já a docente Ariane Pereira, também do Departamento de Comunicação e Diretora de Imprensa da Universidade, viajou como convidada da Conferência para a realização da cobertura jornalística em português das atividades da Cres.

A Cerimônia de Abertura da Cres 2018 terá início às 15h30, no Estadio Orfeo Superdomo. O encontro de Educação Superior terá início com uma conferência do professor-pesquisador Boaventura de Souza Santos.