Conferência Regional da Educação Superior inicia nessa segunda com participação da Unicentro
Começa nessa segunda-feira (11) a III Conferência de Educação Superior para a América Latina e o Caribe, a Cres 2018. Realizado a cada dez anos pelo Iesalc (Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe), braço da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o encontro tem por objetivo debater as tendências regionais para o ensino superior.
Neste ano, em Córdoba, na Argentina, são mais de 10 mil participantes inscritos, principalmente de países da América Latina e do Caribe, que juntos vão trocar ideias e analisar propostas referentes à situações dos sistemas educativos na região. “Nossa preocupação”, frisa o diretor do Iesal, Pedro Henriquez Guajardo, “é delinear um plano de ação para a próxima década que seja orientado para a necessidade de reafirmar a educação superior como um bem público, social, estratégico, um direito humano e, por conseguinte, responsabilidades dos governos nacionais”.
Três professores da Unicentro participam da Cres 2018. O reitor Aldo Nelson Bona, membro do Conselho de Administração do Iesalc e como presidente da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais foi convidado a ministrar uma conferência sobre políticas públicas para a Educação Superior na América Latina. Já o chefe de gabinete da Unicentro e professor do Departamento de Comunicação Social, Marcio Fernandes, será um dos conferencistas da mesa-redonda sobre sistemas de comunicação pública universitária na América Latina. Já a docente Ariane Pereira, também do Departamento de Comunicação e Diretora de Imprensa da Universidade, viajou como convidada da Conferência para a realização da cobertura jornalística em português das atividades da Cres.
A Cerimônia de Abertura da Cres 2018 terá início às 15h30, no Estadio Orfeo Superdomo. O encontro de Educação Superior terá início com uma conferência do professor-pesquisador Boaventura de Souza Santos.