Alunos da Unicentro recebem diploma pela participação em treinamento do exército

Pelo segundo ano consecutivo, os acadêmicos da Unicentro participaram do treinamento “Comunicadores em Situação de Conflito”, oferecido pelo 26° Grupo de Artilharia de Campanha de Guarapuava. A entrega dos certificados para os participantes foi realizada no Cine Unicentro e foi acompanhada pela palestra “O Papel do Exército na Sociedade”, ministrada pelo comandante do 26° GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), coronel Ricardo Facó de Albuquerque.

Eles viram um pouco das nossas atividades militares, participaram de atividades de tiro, pistas de obstáculos, de instruções de sobrevivência. Viram um pouco da nossa rotina, da instrução militar que é dada para o soldado que está incorporando. E junto a isso também tiveram a oportunidade de ter palestra, de ouvir os militares de carreira, e saber como funciona a carreira militar”, explica o coronel.

O treinamento durou um dia todo e os participantes eram alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e, também, de Adminsitração. “O treinamento foi muito válido, ainda mais se você for trabalhar em alguma guerra ou área de conflito. É muito importante você saber como se virar na mata ou em alguma área de conflito, você pode se ajudar e ajudar alguém que esteja precisando”, comenta a acadêmica Ana Laura Becker, que está no primeiro ano de Jornalismo.

Estudantes participaram de treinamento de um dia no 26. GAC (Foto: Coorc)

A experiência foi bem aproveitada pelos participantes, que conheceram uma rotina diferente. Apesar de inevitável, o cansaço valeu a pena. “Para mim, eu acho que o mais cansativo foi você estar ali com coisas pesadas, porque a gente estava com cantil, também mexeu com armas, e tudo aquilo foi muito pesado. A gente não está acostumado a carregar aquele peso no nosso corpo, foi uma experiência bem diferente para mim”, explica a também acadêmica de Jornalismo, Isabella Nunes.

Para a reitoria, desenvolver parcerias como essa é favorável não apenas para os alunos, que participam das atividades, mas também para as instituições, que se aproximam. “Para a Universidade, que é uma entidade de ensino, de formação de recursos humanos, de formação de cidadão, esse relacionamento com o 26° GAC é importante. O 26° GAC também tem um espírito de formação de cidadão. Então, ambas as instituições cumprem esse papel de formar, porém em ambientes diferentes, com missões diferente”, comenta o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrosio de Souza.