Termina nessa sexta (11) a Exposição-Feira de Artesanato do Dia das Mães

Não é segredo para ninguém que a parceria universidade/comunidade é extremamente benéfica. E uma das ações que contempla essa parceria na Unicentro é a Exposição-Feira de Artesanato promovida, uma vez por semestre, pela Diretoria de Cultura (Dirc). Na feira é possível encontrar artesanatos em bordado, tricô, crochê, macramê, em madeira e produtos alimentícios.

Para essa edição da Feira, 13 artesãos se inscreveram. Adriana Sydor, por exemplo, está participando pela primeira vez. Além de expor suas peças em crochê, ela também trouxe alguns materiais em tricô feitos por outros colegas artesãos. Adriana começou vendendo seus produtos pela internet e decidiu participar da Feira porque vê o espaço como uma vitrine a mais para o seu trabalho. “É uma oportunidade das pessoas conhecerem o que eu faço. Porque não adianta estar em casa, tem que divulgar o produto”, ressalta.

13 artesãos participam desse edição da Exposição-Feira de Artesanato (Foto: Marina Alves)

Quem também está aproveitando a oportunidade para expor produtos feitos por colegas é Arismael Karam. Ele faz parte do coletivo “Paiol das Artes” e durante a Feira está comercializando produtos em macramê, bolsas e mosaicos. “É uma oportunidade bacana e importante para podermos mostrar nosso trabalho, nossa cultura”, avalia.

Considerando que uma das grandes dificuldades do artesão é exatamente expor e vender sua produção, a parceria com a Unicentro cria uma oportunidade para a negociação desses produtos, mas o objetivo da Universidade vai muito além disso. “Nós temos que refletir sobre a importância de trazer a comunidade para dentro da Instituição. É muito bacana porque os artesãos se revesam, um cuida do outro, têm essa amizade, essa relação. Então, não é só a venda do produto, mas essa interação entre eles e a comunidade universitária, que é muito importante para nós”, explica a agente universitária Elizabete Ribas Lustoza.

Emerson da Rocha participa das feiras de artesanato promovidas pela Unicentro há seis anos. O negócio que começou com a venda de cocadas e alguns outros doces, hoje oferece variados produtos, desde crepes até tapiocas. Para Emerson, a Exposição-Feira de artesanato cumpre um importante papel. “É uma ótima oportunidade de fazer amizade, principalmente com os alunos, o pessoal já conhece, todo ano a gente vem e vende bem. É um bom dinheiro que entra, ajuda muito”.

A feira segue aberta até essa sexta (11), das 9h às 22h, no Hall do Auditório Francisco Contini, no Campus Santa Cruz.