Terceira Semana de Comunicação Social reúne acadêmicos de Jornalismo e Publicidade

Desde que o Centro Acadêmico de Comunicação Social Carmen da Silva (Cacs) foi reativado, em 2016, tem proporcionado aos alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda a participação em uma série de atividades, entre elas na Semana Acadêmica de Comunicação. De lá para cá, foram três edições e, esse ano, o evento contou com atividades em três períodos – manhã, tarde e noite – ao longo de quatro dias.

Os 120 acadêmicos inscritos aproveitaram as palestras, oficinas e mesas-redondas, que tinham como objetivo mostrar os diversos caminhos possibilitados pelas áreas, desde a atuação em mídias tradicionais, experiências de empreendedorismo em comunicação e a pesquisa. “Nós fizemos as oficinas – acredito que foi uma das coisas mais bacanas da Semana Acadêmica – além das palestras. Veio um pessoal de Cascavel, de Curitiba. Tiveram pessoas que enriqueceram muito a Semana Acadêmica, profissionais que nunca tinham entrado na Universidade para falar da experiência e que, pelos feedbacks que estamos recebendo, foi muito positivo”, avalia a vice-presidente do Cacs, Renatha Giordani.

Estudantes atuaram em todas as etapas da organização da Semana Acadêmica, incluindo a apresentação dos cerimoniais (Foto: Priscila Pollon)

Além de todo o esforço do Centro Acadêmico em realizar o evento, também houve uma parceria importante com o Grupo de Pesquisas Conversas Latinas em Comunicação (CLC). “Os estudantes nos procuraram pedindo apoio, no sentido de indicar nomes, de referenciar algumas pessoas que, de alguma forma, trabalham com o grupo dentro do país. Me parece que deu muito certo. A repercussão é muito boa dos alunos que participaram enquanto congressista,s elogiando a ação do CA”, salienta o líder do CLC, professor Márcio Fernandes.

Já para o Chefe de Departamento de Comunicação Social (Decs), professor Edgard Melech, a Semana Acadêmica demonstrou o nível de interesse dos alunos pelos cursos que estão fazendo, além de ser um meio de discutir novas possibilidades de atuação profissional. “É fundamental que haja continuidade desse projeto e outros projetos que possam ser agregados. Na Semana Acadêmica a gente tem que discutir todos os aspectos não só profissionais, mas também questões acadêmicas, teóricas da comunicação, questões éticas e questões políticas, né? Porque a gente é Universidade”.

A participação dos acadêmicos é fundamental para que haja interação e debates com os convidados. E foi justamente isso que aconteceu nas variadas atividades da Semana Acadêmica, como na palestra sobre Inovação no Campo Jornalístico, ministrada pelo jornalista José Nascimento que, atualmente, trabalha com consultoria empresarial voltada para projetos de comunicação, marketing e gestão de crise. Segundo Nascimento, a comunicação passa por um dos momentos de maior transformação da história. “Se você considerar que hoje, num apertar de botão a gente consegue cruzar fronteiras continentais com conteúdo de informação, de notícia, de entretenimento ou mesmo de caráter de mídia social, é uma revolução que eu diria sem precedente”.

Entre os convidados estavam profissionais de destaque no mercado, como o gestor de jornalismo, José Nascimento (Foto: Priscila Pollon)

Além disso, José Nascimento garante que o estudante que deseja ser um comunicador, deve conhecer uma nova perspectiva do mercado profissional. “O formato a ser consumido, o formato a ser produzido, as plataformas onde essa informação vai ser veiculada, a perspectiva empresarial que é extremamente importante. Os custos de produção hoje são muito elevados, enquanto as mídias sociais produzem conteúdo a custo baixíssimo, a quase zero”, conclui.

Compartilha dessa mesma perspectiva a professora Renata Caleffi, do Departamento de Comunicação. Para ela, como destacaram diversos convidados, hoje é urgente a formação de um profissional multitarefas e multi-área. Por isso, como parte da disciplina de Assessoria de Comunicação, ministrada por ela, os alunos do terceiro ano de Jornalismo tiveram a oportunidade de participar de toda a organização da Semana Acadêmica. “Eles puderam apresentar o evento, organizar, recepcionar os convidados e, assim, ajudou a ter um acesso maior ao mercado de trabalho. Acabaram entrando em contato com os profissionais que vieram ministrar as palestras da Semana Acadêmica”.

Quem compareceu as atividades da Semana Acadêmica de Comunicação Social teve acesso a muito muito conhecimento. É o caso da acadêmica do primeiro ano de Jornalismo, Isabella Nunes. “Foi uma experiência gratificante, porque todos os palestrantes eram muito bem capacitados, pessoas com experiência no mercado”.

Essa foi a terceira Semana Acadêmica organizada pelo Cacs (Foto: Priscila Pollon)

Denner Borba Nogueira, calouro de Publicidade e Propaganda, também destaca a aproximação entre os estudantes que o evento proporcionou. “Foi uma Semana Acadêmica com muita interação entre os veteranos e os calouros que estavam participando. Consegui aproveitar muita coisa”.

Já Fábio Gois, aluno do último ano de PP, conta que passou boa parte da semana na Unicentro, devido a programação variada das atividades. “Manhã, tarde e noite. E não apenas nas oficinas que eu fazia parte, e sim nas palestras mesmo. Foi bem interessante”.