Projeto “Redescobrir-se” chega ao terceiro módulo com palestra sobre a vida e o trabalho pós-aposentadoria

Projeto “Redescobrir-se” chega ao terceiro módulo com palestra sobre a vida e o trabalho pós-aposentadoria

Pensando em uma maneira de auxiliar os agentes universitários e os docentes da Unicentro no processo do planejamento para a aposentadoria, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Pró-RH) e o Projeto Entredocentes – Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Unicentro – lançaram o “Redescobrir-se”.

A ação conta com quatro módulos – dois realizados no ano passado e dois neste – e tem como objetivo promover oficinas, palestras e mesas-redondas para discutir temas ligados à aposentadoria. O terceiro módulo contou com a palestra “Pensando o futuro: reflexões sobre a vida e o trabalho pós-aposentadoria”, ministrada pelo professor Márcio Luiz Bernardim, do Departamento de Administração.

Primeiramente, refletir sobre o que se pretende fazer no momento da aposentadoria. Porque aposentadoria não, necessariamente, significa parar de trabalhar. E se parar de trabalhar não impossibilita o envolvimento com outras atividades. Então, é bom que isso seja planejado bem antes para não ser pego de surpresa naquele momento em que há essa mudança por falta de planejamento ou de reflexão sobre o que fazer nesse período”, explica o professor.

A palestra discutiu temas como a preparação para o processo de aposentadoria e a compreensão do mercado de trabalho. A intenção era preparar os participantes para lidarem com questões como o desligamento do local de trabalho e a procura de novas atividades para que o período da aposentadoria seja bem aproveitado. A técnica administrativa Sueli Córdova Gomes já possui o tempo para se aposentar, porém continua exercendo sua função. “Para mim está sendo um pouco difícil essa parte de se desligar completamente. Mas eu encaro a aposentadoria, como foi falado, como um presente. É uma realização pelo tempo que eu trabalhei. Mas eu vou ter que procurar fazer outra coisa para substituir esse tempo de trabalho, porque eu não consigo ficar parada”, afirma.

A secretária-geral dos Conselhos Superiores da Unicentro, Roseli Nychai, ainda não possui a idade necessária para a aposentadoria, mas frequenta as palestras buscando justamente ter subsídios para esse planejamento e essa preparação. “É uma valorização que a Instituição está dando aos servidores, tanto aos professores como aos funcionários, para nós refletirmos e buscarmos nos afirmar nesse processo de transição até chegar à aposentadoria, e para a gente, quando estivermos no momento de se aposentar, não ficarmos perdidos né?”, comenta Roseli.

O próximo módulo do projeto “Redescobrir-se” irá abordar a orientação nutricional e a manutenção de uma vida saudável. A atividade está marcada para o dia 12 de abril em Guarapuava, a partir das 15h, na Sala de Multimeios do Sehla, no Campus Santa Cruz. Já em Irati será realizada no dia 15 desse mês, na Sala 242 do Prédio Central, também às 15h.

Deixe um comentário