Representantes da Universidad Nacional del Alto Uruguay, da Argentina, fazem visita técnica a Unicentro

Mais uma vez a Unicentro é reconhecida como instituição de ensino superior de referência na América do Sul. A Universidade recebeu uma comitiva da Universidad Nacional del Alto Uruguay, a Unau, da Argentina. A vista técnica teve como objetivo conhecer a dinâmica de funcionamento da Instituição. “Estamos visitando universidades que tem cursos similares aos que vamos desenvolver, relacionados à ciências ambientais, à produção agropecuária e à saúde. Viemos para ver, conhecer a infraestrutura, a parte acadêmica e aprender”, explica o reitor da Unau, professor Magno Ibañez.

Criada por lei em 2015, a Unau ainda está em processo de formação. O professor Marcio Fernandes, coordenador institucional do programa Zicosur Universitário, que congrega universidades de cinco países latinos, lembra que o primeiro contato entre a Unicentro e a Universidad Nacional del Alto Uruguay aconteceu durante o encontro de entidades latino-americanas de Educação Superior, realizado em Bariloche, no final do ano passado. “A reitoria da Unau demonstrou interesse em conhecer a Unicentro, inclusive, por indicação de outras instituições argentinas”, comenta. A partir desse contato, foi então criada uma agenda em comum que resultou nessa primeira visita institucional.

Delegação argentina visitou estruturas físicas, como laboratórios (Foto: Coorc)

A delegação argentina esteve nos três campi da Unicentro, começando a agenda pelo Santa Cruz, onde foi recepcionada pelo vice-reitor, professor Osmar Ambrósio de Souza. “A Unicentro se configura como uma Universidade de referência e, para nós, é uma satisfação receber o reitor Magno e repassar nossas experiências na área do ensino, da pesquisa e extensão”, destaca. Ainda durante a visita ao Campus, representantes das duas instituições assinaram um convênio de cooperação, marco que fortalece ainda mais a parceria entre as universidades. “É um convênio de amplo espectro e que possibilita, na sequência, a operacionalização de alguns projetos – seja intercâmbio de alunos, intercâmbio de professores e até mesmo intercâmbios na questão da pesquisa científica e da extensão”, ressalta o professor Osmar.

Na sequência, a comitiva esteve no Campus Cedeteg com o objetivo de conhecer a infraestrutura das Clínicas Escola de Fisioterapia e de Medicina Veterinária, além de estreitar o diálogo com representantes do setor de Agrárias e Ambientais. Para o chefe do Departamento de Medicina Veterinária, professor Jayme Augusto Peres, a visita é uma oportunidade para o estabelecimento de parcerias e trocas de informações. “É uma possibilidade de contribuir e aprender um pouco também deixando, assim, portas abertas para que a gente possa, num futuro próximo, encaminhar alunos para ver outras realidades, outras experiências. Também receber alunos de lá para que possam nos acompanhar em nosso dia a dia”, pondera.

Já para o professor Jorge Luiz Favaro, diretor do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais, a visita dos representantes da Unau demonstra a força da Unicentro enquanto Instituição de Ensino Superior. “Quando vem o pessoal, é uma forma da Universidade mostrar sua importância no Paraná, no Brasil”, destaca. Opinião compartilhada pela vice-diretora do campus, professora Adriana Knob. “Nos últimos anos nós temos recebido várias comitivas e reconhecemos a importância da internacionalização. As grandes universidades têm investido cada vez mais nisso e nós precisamos para continuar crescendo”.

Comitiva da Unau esteve nos três campi da Unicentro (Foto: Coorc)

O último compromisso da agenda foi no Campus de Irati. Lá, os representantes da Unau visitaram os laboratórios do curso de Engenharia Ambiental. A chefe do Departamento, professora Jeanette Beber de Souza, destacou a internacionalização entre países da América Latina. “Essas experiências são sempre muito positivas e principalmente aqui, na América Latina, que a gente tem uma conversa parecida, com realidades mais próximas. Então, eu vejo com bons olhos, acho algo extremamente produtivo”.

Para o vice-diretor do Campus de Irati, professor Erivelton Fontana de Laat, receber a delegação foi uma forma de avaliar futuros passos que possam ser dados pela nossa Universidade rumo a consolidação da sua internacionalização. “Foi interessante ver como eles estão estudando para implantar os cursos e qual a metodologia estão utilizando. Foi bem interessante para a gente que pretende também, no futuro, ampliar os nossos cursos de graduação”, comenta.

A Universidad Nacional del Alto Uruguay está localizada em San Vicente, estado de Misiones. Segundo o professor Marcio Fernandes, mais um ponto positivo nessa parceria. “Estamos muito próximos geograficamente, em termos de América Latina. De Guarapuava, onde fica a sede da Unicentro, até San Vicente, onde está a sede da Unau, nós estamos falando em torno de 500 km. Isso em termos de América é muito pouco”, avalia.

O coordenador institucional da Zicosur Universitário atenta ainda para o fato de ser uma parceria com uma Universidade jovem, que deve começar a receber seus primeiros estudantes no próximo ano. “Uma vontade de fazer cooperação muito maior do que outras instituições eventualmente mais consolidadas. Então, nesse sentido, para gente é muito bom porque eles vêm com muita vontade e com um senso de praticidade muito grande”.