Fazenda-Escola realiza Unicentro Rural, seu segundo dia de campo

Ensino, pesquisa e extensão – os três pilares de sustentação da educação superior – caminhando juntos em favor do desenvolvimento das regiões centro-sul e centro-oeste do Paraná. Esse é o objetivo buscado diariamente pela Unicentro e com alguns dos seus resultados evidenciados no Unicentro Rural, o dia de campo realizado pela Fazenda-Escola da nossa Universidade. Em cada uma das seis estações foram apresentados à comunidade os resultados dos estudos desenvolvidos nos campos e laboratório dos cursos ligados ao Setor de Agrárias e Ambientais. “Trazer informação, novidades e gerar discussões, sempre que possível, é o propósito das estações, com o intuito de promover o desenvolvimento da região e das condições de produção do agricultor”, afirma o diretor da Fazenda-Escola, professor Marcelo Cruz Mendes.

Na estação de Manejo e Conservação do Solo, por exemplo, o objetivo era a sustentabilidade: da produção e, principalmente, do sistema produtivo, começando pelas áreas de plantio que, safra após safra, vão ficando mais degradadas. “Principalmente nas regiões de plantio direto, sistema que hoje representa 33 milhões de hectares no Brasil, nós temos um problema que é a compactação. Então, esse experimento aqui ele visa propor medidas para recuperar esse solo, para aumentar a produtividade”, explica o mestrando em Agronomia, Jhonatan Spliethoff.

Na estação voltada para as grandes culturas – como a soja, o milho e o trigo – estudantes de pós-graduação e graduação, como o mestrando Jean Carlos Zocche, mostraram até agora os resultados da pesquisa que busca determinar  o valor máximo de plantas por hectare para atingir a melhor produtividade numa lavoura de milho. “Essas informações que estão disponíveis estão para colaborar de uma maneira decisiva no setor da cadeia de produção do milho”, conta.

E quando Universidade e setor produtivo caminham  lado a lado, quem sai ganhando, segundo o diretor do Campus Cedeteg, professor Fábio Hernandes, é a comunidade. “Não é uma pesquisa voltada só a finalidade acadêmica, mas também melhorar a nossa produção local, melhorar a visibilidade da nossa Universidade, e mostrar que nós também fazemos pesquisa aplicada”.

Aplicabilidade da pesquisa que foi mostrada na prática e conquistou a confiança dos membros do setor produtivos – agricultores, agrônomos e empresários. Um deles, o engenheiro agrônomo Leandro Bren. “Participando e olhando aqui o que vai ser demonstrado fica fácil e bem próximo, digamos assim, é possível se utilizar boa parte do que é gerado na prática, dentro das propriedades rurais”, conclui.