Projeto “Marias – Eu sinto muito” promove bate-papo sobre a importância de falar da perda

Projeto “Marias – Eu sinto muito” promove bate-papo sobre a importância de falar da perda

O projeto “Marias – Eu sinto muito” reuniu as participantes no Centro de Exposições da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Unicentro, no último dia 7, véspera do Dia Internacional da Mulher. A proposta foi promover um bate-papo entre as oito mães que perderam seus filhos de forma precoce – e contaram a experiência com o luto até chegar a ressignificação da dor através das fotografias – com membros da comunidade.

O projeto, que está na segunda edição, é idealizado por Mirian Baitel e pela fotógrafa Dani Leela, conhecida por retratar a vida com muita sensibilidade. Mas, para ela, nada se compara a experiência vivida ao lado das mulheres participantes do projeto “Marias”. “Elas me transformam, e isso é um grande presente. É tão orgânico o movimento, que eu estou mudada. Gratidão por ter tido essa oportunidade de oferecer o que eu amo para algo bom”.

Fotos seguem em exposição até sexta-feira, 16 (Foto: Acioli Caldas)

Uma das mães participantes é Kayane Bogdan. Ela garante que foi a amor a cada um dos anjos que se foi e, também, a dor da perda que as uniu. “Aqui a gente encontrou conforto. Todo mundo sente o mesmo. Aqui podemos falar, chorar, gritar e ninguém vai julgar. Uma sente a dor da outra”, conta, lembrando do filho Gustavo, que faleceu seis dias depois do nascimento por conta de uma má formação congênita.

As imagens procuram mostrar, segundo Eliane Kalizak, outra participante do “Marias”, afirma que falar sobre assuntos dolorosos como a perda de um filho é difícil, mas necessário, sobretudo para quem disse adeus. “Falem dos filhos da gente, porque eles existiram. As pessoas têm medo de ferir a gente. Mas não vai trazer dor e sim alegria de falar deles. Então, pode chegar, perguntar, que vai ser tratado naturalmente”.

O bate-papo emocionou os participantes, como a chefe de Divisão de Assuntos Culturais da Unicentro, Elizabete Lustoza. “É maravilhoso esse projeto, que veio até a Universidade, e a gente teve a satisfação de trazer para cá essas mães maravilhosas, que estão relatando todo o sentimento delas e passando para outras pessoas”.

A exposição fotográfica “Marias – Eu sinto muito” segue aberta até a próxima sexta-feira (16), no Centro de Exposições da Proec, que fica no Campus Santa Cruz, e pode ser visitada, gratuitamente, das 9h às 21h.

Deixe um comentário