Abertas as inscrições para Vestibular para o curso de “Pedagogia no contexto do campo”

Suprir uma lacuna história. Esse é o objetivo da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) ao oferecer um Vestibular diferenciado para o curso de graduação em “Pedagogia no contexto do campo”. A licenciatura é resultado de uma parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra, por meio do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronera).

Segundo o professor Marcos Gehrke, coordenador do Laboratório de Educação do Campo da Unicentro, a oferta é destinada aos beneficiários da reforma agrária, seus filhos e, também, aos professores que já trabalham com a educação em áreas rurais. “Esse programa ele financia, então, uma bolsa de estudos para cada aluno, o deslocamento desse estudante, toda a parte de alimentação e o material didático. Então, é uma política que vem para formar e escolarizar os jovens dos beneficiários da reforma agrária”, explica.

Os interessados têm até o dia 12 de março para se inscreverem. Na sequência, logo no dia 23, serão realizadas as provas do processo seletivo. Já as atividades do curso iniciam em junho e ocorrerão no chamado regime de alternância. Isto é, mesmo com sede no Campus Santa Cruz, parte das ações ocorrerão em assentamentos e quilombos, onde vivem os estudantes aprovados. O acadêmico do curso de “Pedagogia no contexto do campo” ao final da graduação, receberá um diploma de terceiro grau e, segundo o professor marcos, estará capacitado para lidar com a realidade das escolas rurais, onde ministrarão aulas na educação infantil e nos anos iniciais.

Nós vamos ter dez etapas durante o curso, que a gente chama do tempo universidade. Depois, tem o tempo comunidade, em que eles vão desenvolver as atividades do curso e as suas ações cotidianas nas comunidades de origem, em todo o Paraná”, salienta o professor Marcos.

Os candidatos aprovados, no ato da matrícula, devem, obrigatoriamente, comprovar ser beneficiário da reforma agrária ou professor do campo. A declaração pode ser emitida pelo Incra ou pelas secretarias de Educação municipais ou estadual, respectivamente. Os interessados em concorrer a uma das 50 vagas ofertadas devem se inscrever pelo site da Unicentro