Comitiva de Universidade paraguaia participa de formação sobre educação a distância na Unicentro

Mais do que realizar projetos de pesquisa em parceria com universidades de outros países, a internacionalização se tornou um processo que envolve diversos segmentos e numerosas iniciativas dentro das instituições de ensino superior. Prova disso é que uma comitiva paraguaia, formada por professores da Universidad Nacional del Este (UNE) esteve na Unicentro para conhecer as experiências da nossa Instituição em Educação a Distância (EaD).

Queremos implementar alguns cursos. Por isso, estamos visitando a Unicentro que é referência em cursos a distância. O objetivo é levar experiências positivas e replicá-las em nosso contexto, atualizado ao que realmente necessitamos na região”, conta o diretor de Investigação da UNE, Carlos Enrique Montiel.

O Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead) oferta, atualmente, 15 especializações e oito cursos de graduação. Em 10 anos de atividades, já são sete mil alunos formados. Dados que, segundo o diretor de Relações Internacionais da Unicentro, professor Claudio Mello, comprovam que a Unicentro é referência no assunto. “A vinda dessa comitiva da Universidad Nacional del Este se deve a projeção que a Unicentro vem encontrando no cenário internacional, sobretudo, com alguns parceiros. E nessa cooperação, a Unicentro participa no sentido de compartilhar o seu conhecimento, a sua tecnologia, a sua ação educativa nessa modalidade a distância”, destaca.

Foram três dias de atividades e, além de conhecer as experiências em educação a distância desenvolvidas pela Unicentro, os visitantes aprenderam na prática como construir disciplinas e cursos para essa modalidade de ensino, como explica a Coordenadora do Nead Maria Aparecida Knuppel. “Eles passaram vários dias fazendo todo um percurso – desde a parte burocrática, a parte da construção de um curso, até o desenvolvimento dos materiais, a questão do planejamento e avaliação -, para eles terem uma noção de como é o trabalho dentro da educação a distância”.

Capacitação na Unicentro visa a implantação da modalidade EaD por Universidades paraguaias

Atualmente, nenhuma instituição de ensino superior pública do Paraguai oferece a modalidade de ensino à distância e o objetivo da UNE é ser pioneira na oferta. Por isso, esta não é a primeira vez que a Unicentro compartilha suas experiências com a Instituição paraguaia. O processo de cooperação entre as universidades teve início ainda em 2014, quando integrantes do Nead estiveram no Paraguai para apresentar o projeto de EaD desenvolvido em nossa Universidade.

Desta vez, o objetivo é solidificar ainda mais a parceria. “Já existem laços que nos unem e, nesta oportunidade, o que queríamos é concretizar algo específico, um convênio que resulte em benefícios para ambas as partes”, ressalta o professor Carlos Enrique Montiel.

Depois da visita técnica e de conhecer as rotinas das pró-reitorias e dos laboratórios da Unicentro, a UNE já planeja a implementação de seu primeiro curso à distância. E, mais uma vez, a Unicentro vai ser parceira. “Eles estão se organizando para nós irmos até lá fazer um trabalho com toda a equipe. O curso vai ser feito em parceria e está programado para começar no primeiro semestre de 2018”, relata a professora Maria Aparecida Knuppel.