Século XXI é tema de Congresso Internacional de História

O Departamento de História do Campus Irati da Unicentro realizou o 3º Congresso Internacional de História. O evento teve como tema “Espaços e Temporalidades no Século 21”. “Um evento da atualidade e a discussão sobre espaço e tempo no período atual ele é singular, é crucial”, avalia um dos organizadores do Cogresso, professor Oseias de Oliveira, para quem a temática ajuda na compreensão de fenômenos dos dias de hoje.

Um dos destaques do Congresso foi a abertura, que contou com a presença da Orquestra Sinfonia Brasil. Mas as atividades científicas, também chamaram a atenção. Uma delas foi ministrada pelo professor José Henrique Rollo, da Universidade Estadual de Maringá. “Essa experiência de contato com outras realidades – mesmo dentro de um único estado, estado do Paraná, que é bastante diversificado regionalmente -, para mim, é sempre muito importante. Para os estudantes é importante saber como é diversa a prática profissional. Então, esses eventos são a natureza, mesmo, da atividade acadêmica.

Um dos alunos que aproveitou o evento para ampliar seus conhecimentos foi Flávio José Dalazoni, do quarto ano de história. Para o estudante, o contato com professores de fora da Universidade – e até mesmo de outros países – contribui, e muito, para a sua formação. “Ter essa interação com outros professores vindos de fora e trazendo discussões diferentes do que a gente já encontra no dia a dia na sala de aula, isso promove o debate a partir do encontro de diversas perspectivas teóricas”, avalia.