Integração é aspecto chave dos Jogos Universitários de Irati

Uma das funções do profissional da Educação Física é promover eventos esportivos. E, por isso, esse tipo de atividade também faz parte do currículo do curso de Educação Física da Unicentro. No Campus de Irati, por exemplo, os alunos do terceiro ano, promoveram o Juni’s – Jogos Universitários de Irati. “Uma oportunidade deles terem a experiência de como se organizam jogos, tudo aquilo que envolve um evento esportivo, fórmulas de disputa. Enfim, tudo aquilo que é necessário para um evento esportivo”, complementa o professor Paulo Machinski, do Departamento de Educação Física, e responsável pelo Juni’s.

Oportunidade que está sendo bem aproveitada pela acadêmica do terceiro ano Paula Isabela Chagas. “Está sendo uma experiência, uma responsabilidade muito grande, uma experiência muito boa porque, além de eu ter a responsabilidade de estar coordenando o jogos, tem mais a equipe, que são meus colegas de turma que tenho que estar atenta a função de cada um dentro dos jogos”.

Se a Paula é a coordenadora geral, cada aluno da turma tem uma função específica. O Gabriel Ribeiro Cordeiro, por exemplo, atuou como árbitro nos jogos de vôlei. “Nosso curso de Educação Física é licenciatura, mas a gente pode ampliar nossa graduação fazendo, complementando com bacharelado. E essa parte da arbitragem é uma área que a gente pode seguir”, acredita.

E mesmo sendo a primeira edição dos jogos, diversos cursos e atléticas abraçaram a ideia e foram às quadras e pistas. “Além de praticar um esporte, a gente tá se divertindo e fazendo alguma coisa diferente”, disse Bruna de Cristo, acadêmica Engenharia Ambiental. Já Josnei Bochne, estudante de Geografia, se inscreveu porque queria reforçar laços e fazer novas amizades. “A gente resolveu juntar alguns amigos aí e fazer um timinho para brincar aí, interagir com o resto dos cursos”, contou.

Organização dos Jogos foi dos alunos do 3. ano do curso de Educação Física (Foto: Coorc)

E essa interação foi o aspecto mais destacado pelos participantes, como Rômulo Martini Nunes, estudante de Educação Física: “Essa integração entre todos os cursos e é o que falta na nossa faculdade, falta essa conversa mais entre todo mundo”. Opinião partilhada pelo acadêmico Engenharia Ambiental, Nathan da Silva. “Junta todo mundo, né? Não fica uma coisa muito dividida na faculdade. Faz uma coletividade por causa do esporte”.