Políticas de gestão da educação é temática central de Seminário de Pedagogia

O Brasil atravessa grandes mudanças em suas diretrizes educacionais. E para compreender a nova realidade, o 8º Seminário de Pedagogia abordou o tema “Políticas e gestão da educação: as novas orientações legais e seus reflexos na formação inicial do pedagogo”. A gente está vivendo um momento bastante complexo das políticas educacionais, várias legislações estão sendo aprovadas e vão interferir diretamente na formação do pedagogo, como a reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum”, explica a coordenadora do evento, professora Michele Fernandes Lima, sobre o porque da escolha da temática.

A palestra de abertura ficou por conta do professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Paulo Fioravante Giareta, que se propôs a apresentar um olhar plural para o tema. Quando você traz um pesquisador que está envolvido com instituições de outros estados, por exemplo, como é meu caso, então você tem leituras de outras realidades, de outros pesquisador e, também, de outros estados, de outros espaços de formação pedagógica”.

Políticas de gestão do ensino foram o tema central das discussões

A chefe do departamento de Pedagogia do Campus de Irati, professora Nelsi Antonia Pabis, comenta que uma das características do seminário é sempre buscar temas da atualidade para que, assim, todo o corpo docente e acadêmico possa compreender o que vem pela frente na atuação do pedagogo. Nosso objetivo, sempre, é discutir os temas da atualidade. E nós estamos, agora, diante de um momento de incertezas. Estamos aqui com novas orientações, algumas aprovadas, outras em estudo, e não sabemos como é que vão ser as orientações legais”.

A professora Nelsi também defende que, mesmo com todas as mudanças que estão por vir, a missão do Departamento de Pedagogia e da Unicentro segue sendo formar os melhores profissionais. “Independente das orientações, nós temos o compromisso com a melhor formação do curso, com o melhor profissional para nossa região, porque precisamos melhorar os índices de desempenho nas avaliações e, muito mais que isso, é o compromisso com a formação do cidadão”, afirma.

O estudante Jonathan Bortoletto acredita que o Seminário, além de uma semana de aprendizado, é uma forma de luta contra possíveis retrocessos na educação. A gente vai ter que trabalhar de uma forma diferente para tentar fazer com que não aconteçam tantos retrocessos assim, lutar para que isso não venha se efetivar da pior forma”.