Projeto Entredocentes incentiva formação de Grupo de Estudos em Docência Universitária

O projeto Entredocentes, há dois anos, auxilia os professores da Unicentro nas suas atividades em sala de aula. Para isso, oferece palestras, mini-cursos e mesas-redondas sobre temas ligados ao exercício da docência. Nesse sentido, a coordenação sempre busca trazer exemplos de boas práticas em desenvolvimento em outras instituições de ensino superior, como a proposta pelo Grupo de Estudos em Práticas de Ensino, o Gepe, da Universidade Estadual de Londrina.

Entredocentes teve início há dois anos e busca aprimorar práticas pedagógicas (Foto: Coorc)

“A iniciativa de promover grupos como o Entredocentes é sempre muito importante, mas nada é possível sem a colaboração de outros grupos e da comunidade em geral. Por isso, a importância de eventos como esse, para termos uma troca de experiências e atrair participantes, uma das dificuldades de projetos de apoio a docentes”, comenta a coordenadora do Gepe, professora Elisa Tanaka Carloto.

Elisa também defende que o professor que se interessa por melhorar suas práticas de ensino e avaliação, além de se aperfeiçoar profissionalmente, também colabora, e muito, com a formação do alunado. “Muitas vezes o professor acha que ele está ensinando, mas o importante não é ele ensinar, é o estudante aprender. E o com o Entredocentes o professor passa a compreender melhor isso”, explica.

Coordenadora do Gepe trouxe as experiência do grupo maringaense (Foto: Coorc)

Assim, a partir do exemplo do Gepe, o Entredocentes criou o Gedu, que é o o Grupo de Estudos de Docência Universitária. O objetivo, segundo a coordenadora das ações, professora Wanda Pacheco dos Santos, é que os integrantes façam um estudo técnico sobre o ensino superior. “As palestras, oficinas e, agora o grupo de estudos, todas essas atividades vem para auxiliar na formação do nosso professor”.

Participante assídua das ações do Entredocentes, a professora Luciana Branco Carnevale, do Departamento de Fonoaudiologia, acredita que os conteúdos aprendidos no projeto vão refletir positivamente no fortalecimento da Universidade. “Acho que isso só acrescenta para todo aquele que quer seguir a carreira docente, que tem o compromisso com a formação do aluno na universidade pública”, comenta.