Capacitação em Direitos Humanos e Cidadania aborda acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência

A acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência é uma das temáticas trabalhadas, nesse ano, na capacitação em Direitos Humanos e Cidadania, promovida pelo Programa Patronato, da Unicentro. A ação é desenvolvida sobre a coordenação da professora Stella Maris Nerone Lacerda. As capacitações são mensais e, especialmente, dirigidas aos bolsistas do projeto de extensão – recém-formados e estudantes.

Capacitação em direitos humanos é promovida pelo Programa Patronato (Foto: Any Ossak)

Segundo Sttela, o objetivo é construir uma nova cultura comportamental em que os estudantes e profissionais estejam preparados para o atendimento. “Lidamos com muitas pessoas e os nossos, então, clientes, assistidos no Programa Patronato, eles são portadores de vários estigmas, né? Entre eles também têm aqueles que possuem deficiências. A ideia foi, então, nós trazermos para os nossos bolsistas – profissionais e acadêmicos – o conhecimento amplo do que são direitos humanos e nós trabalharmos em cada uma das suas diretrizes”, detalha.

Durante a capacitação, são realizadas palestras, como a do Douglas Alves, que é assessor da Procuradoria Jurídica da Universidade. Ele conta que encontros como esses são importante para desconstruir mitos e alterar comportamentos. “Eu acredito que seja fundamental para que a gente possa desconstruir esse mito de que a pessoa com deficiência deve permanecer sempre isolada e incluir ela de fato na sociedade, permitindo que ela ocupe todos os espaços que uma pessoa sem deficiência ocupa, que essa é a finalidade da legislação – principalmente, proporcionar uma igualdade para aquele que tem de alguma forma essa desigualdade presente na sua vida”.

Etapa tratou da acessibilidade e da inclusão (Foto: Any Ossak)

Outra palestrante dessa etapa foi Evelize Vasco, que é coordenadora do Programa de Inclusão e Acessibilidade, o PIA da Unicentro. Durante a conversa, Evelize relembrou o que são os direitos humanos, as suas principais características e quais direitos que a pessoa com deficiência tem. Ela também falou sobre as atividades que o PIA desenvolve dentro da Universidade. “Infelizmente, as pessoas ainda não têm acesso à informação, ainda não conhecem como é o dia a dia da pessoa com deficiência, ainda têm um certo receio em perguntar, conhecer uma pessoa com deficiência. E o nosso Programa, ele atua tanto no apoio aos acadêmicos, professores, alunos, estagiários com deficiência, como também na sensibilização, de toda comunidade interna e externa da Unicentro”, conta.

Através das capacitações, os acadêmicos e profissionais podem ter contato com a realidade de outras pessoas. Lucas Rodrigues Oliveira é recém-formado e atua no Programa Patronato. Para ele, trabalhar direitos humanos é compreender, principalmente, a realidade de outras pessoas. “Nós estamos acostumados a pensar na pessoa com deficiência como uma pessoa impossibilitada. Pelo contrário, é uma pessoa com plena possibilidade, mas que tem determinada características que a dificulta em determinado aspecto, não em todos os aspectos da vida, não para todas as atividades”.