Professora da Unicentro ministra palestra no curso de Lazer e Turismo da USP

34. melhor Universidade do país, a Unicentro acançou essa posição porque, dia a dia, promove ações de ensino, atividades de extensão e projetos de pesquisa. E, além disso, esse conhecimento não fica restrito aos nossos espaços. Ele ultrapassa fronteiras graças ao trabalho de professores, estudantes e funcionários.

A professora Poliana Fabiula Cardozo, do Departamento de Turismo, por exemplo, divulgou o que fazemos e o nome da Unicentro em palestra ministrada para o curso de Lazer e Turismo, da Universidade de São Paulo, a USP, sobre as pesquisas que vem desenvolvendo. Versa sobre a interpretação do patrimônio em museus e espaços de memória relacionados a ditadura no Brasil, Chile e Argentina. Então, a partir de visitas a museus desses três países estou comparando a maneira que a informação é transmitida por meio de diferentes recursos, sobretudo, tecnológicos. Ainda é feita uma aproximação entre os modos de dizer desses museus e dos museus de arte”, conta.

O processo de desenvolvimento da pesquisa contou ainda contou ainda com diálogos com pesquisadores da área de universidades dos três países. “Eu fiz questão de visitar colegas que atuam nessas cidades – seja em São Paulo, seja em Buenos aires, seja em Santiago. É sempre rico conhecer diferentes perspectivas de uma mesma temática”.

Os estudos são desenvolvidos durante os meses de licença-sabática da professora. “É um tempo que eu tenho pra estudar teoricamente o assunto, né? ou seja, o que para além do que eu vi, o que as pessoas estão publicando sobre isso, porque, muitas vezes, no afogadilho do semestre letivo, a gente não tem oportunidade de se debruçar sobre os livros”, relata Poliana.

A professora espera que todo o aprendizado adquirido durante os meses fora da sala de aula seja benéfico para os alunos do curso em seu retorno. “Na medida que eu tenho oportunidade de afinar e alinhavar outros métodos de pesquisa, outras formas de coleta de dados de campo isso sempre é rico, principalmente, porque tenho sobre minha responsabilidade um grupo de pesquisa e UM grupo de estudo que trata desse assunto. Então, são sempre estudos de caso que interessam a outros colegas e a outros alunos”, finaliza.