Campus Avançado de Chopinzinho da Unicentro comemora 15 anos

2017 foi um ano especial para comunidade acadêmica – professores, funcionários e estudantes – do Campus Avançado de Chopinzinho da Unicentro. Isso porque esta unidade da nossa Universidade está completando 15 anos. E para celebrar a data, a Direção do Campus preparou uma programação festiva.

Durante a solenidade pelo aniversário da unidade avançada, o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, destacou a importância da Instituição para região. “Pensamos a construção de uma Universidade regional, inserida na realidade das suas comunidades. E com os campi avançados nós conseguimos estender essa atuação para um conjunto de municípios, no caso aqui o sudoeste do estado”, pondera.

O Campus Avançado da Unicentro está presente em Chopinzinho desde 2002. Atualmente, atende 360 alunos oferecendo quatro cursos de graduação e dois de especialização. Diferencial que contribui para o desenvolvimento do município. “A cidade se desenvolve e a economia é aquecida. Nós recebemos alunos de outros municípios e, com isso, a gente consegue participar dessa formação, desse desenvolvimento intelectual do nosso município e também dos alunos que aqui estudam”, defende o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Dênis Ceni Scolari.

E como forma de ilustrar essas oportunidades de desenvolvimento, egressos foram convidados a dar os seus depoimentos. Marta Regina Copre, por exemplo, é formada em Pedagogia pela Unicentro e, atualmente, cursa mestrado. Oportunidades, segundo ela, facilitadas pela presença da Universidade em Chopinzinho. “A Unicentro, dentro do nosso município, foi uma oportunidade única para cursar o ensino superior. Talvez, se não tivesse o campus aqui, eu não conseguiria me manter em outra cidade e não conseguiria prosseguir com os meus estudos”, revela.

Já a acadêmica Estefani Magalhães acredita que a presença da Unicentro em Chopinzinho, representa ensino superior público e de qualidade ao alcance de todos. “É de suma importância, não só pelo fato de ser uma Universidade próxima da nossa cidade, mas também por ser a honra de passar em uma Universidade Estadual”, declara.

Chances que se refletem em mais profissionais qualificados para região, como ressalta a professora Raquel Mendes do Carmo, do curso de Secretariado Executivo. “Muitos alunos que saem daqui têm encontrado excelentes oportunidades profissionais e isso nos deixa muito contentes. Isso faz com que nós tenhamos, cada vez mais, vontade de trazer o melhor para cá”.

A diretora do Campus Avançado de Chopinzinho, professora Suzete Terezinha Orzechowski, acredita que o momento é de comemoração, mas sem deixar de lado os desafios que ainda estão por vir. “São 15 anos de esforço e dinamismo de muitas pessoas que já passaram por aqui. É coroar uma etapa porque outras virão”, finaliza.