Unicentro é destaque em encontro internacional de Educação Superior

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) acaba de firmar mais um acordo de cooperação, desta vez com a Universidad Nacional de la Patagónia Austral (Unpa), sediada em Rio Gallegos, no Sul da Argentina. Na semana passada, o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, assinou convênio com o dirigente da instituição do país vizinho, professor Hugo Santos Rojas, durante encontro de entidades latino-americanas de Educação Superior em Bariloche, também na Argentina.

A aproximação formal entre Unicentro e Unpa ocorre depois da recente participação de docentes da universidade argentina em evento internacional – o Conversas Latinas em Comunicação (CLC), em novembro -, envolvendo cursos de graduação e pós-graduação da Unicentro nas áreas de Comunicação Social, História, Letras, Administração, Turismo, Ciências Contábeis, Desenvolvimento Comunitário e Educação. Novas ações conjuntas entre as partes estão desenhadas para 2018, incluindo mobilidades de alunos e a realização de seminários (um deles em Assunção/Paraguai).

Em Bariloche, Aldo fez explanação na sessão plenária que reuniu reitores e presidentes de entidades universitárias de 15 países da América Latina – dentre eles Bolívia, Uruguai, Venezuela, México, Cuba, Colômbia e República Dominicana. Esse encontro serviu como mais um ato preparatório para a Conferência Regional de Educação Superior, a Cres 2018, que será realizada na cidade argentina de Córdoba, entre os dias 11 a 15 de junho do próximo ano, devendo reunir pelo menos 3,5 mil dirigentes e lideranças universitárias de todo o continente, para traçar um plano estratégico para o próximo decênio da Educação Superior na América Latina.

Reitores e presidentes de entidades de mais de 15 países participaram do encontro preparatório (Foto: Márcio Fernandes)

O professor do Departamento de Comunicação Social (Decs) e chefe de Gabinete da Reitoria, Marcio Fernandes, também esteve presente em Córdoba. O docente lidera um grupo latino que está organizando um painel sobre Comunicação Pública, que ocorrerá dentro da grade da Cres.

Ainda em Bariloche, Aldo recebeu um convite para ministrar uma conferência em março do próximo ano na mesma cidade de Córdoba, durante encontro das universidades provinciais (estaduais) da Argentina, para discorrer sobre o modelo brasileiro das universidades estaduais e municipais. A iniciativa partiu do vice-reitor da Universidad Provincial de Córdoba (UPC), Jorge Jaimez.

Em agosto passado, Aldo já havia sido convidado e proferido conferência em outro encontro de reitores e presidentes de entidades de vários países, ocorrido em Porto Alegre. O fórum de Bariloche foi conduzido pelo presidente do Consejo Interuniversitário Nacional (CIN), que agrega mais de 60 universidades públicas da Argentina, e reitor da Universidad Nacional de Jujuy (UNJu), Rodolfo Alejandro Tecchi, com suporte do coordenador geral da Cres 2018, Francisco Tamarit, e do diretor do Instituto Internacional para a Educação Superior da América Latina e do Caribe (Iesalc), Pedro Henríquez Guajardo. “O CIN, a Cres e o Iesalc têm sido novos parceiros da Unicentro no processo de defesa e fortalecimento das redes acadêmicas, já que partilhamos a visão de que o Ensino Universitário é um direito social, um bem público e um dever do Estado”, diz o reitor da Universidade.