Mostra de Oficinas Culturais 2017 movimenta Campus Santa Cruz

Uma semana de muita cultura no Campus Santa Cruz da Unicentro. Isso porque, entre os dias 5 e 7 de dezembro, foi realizada a Mostra das Oficinas Culturais, a MOC 2017, que tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido por professores e alunos, durante todo o ano, nas Oficinas Culturais ofertadas pela Diretoria de Cultura (Dirc) da Unicentro. “Nós temos aqui crianças, adolescentes, pessoas que estão fora da Universidade. Então, isso com certeza é extensão, trazer a comunidade para dentro da Universidade ou talvez levar isso aqui para fora da Universidade”, avalia Elizabeth Lustosa, funcionária da Dirc.

Os alunos da Oficina de Teatro se apresentaram na primeira noite de MOC. Segundo a professora Rita Felchak, as pessoas procuram a oficina com objetivos diferentes – alguns porque querem seguir a carreira artística, outros querem perder o medo, se conhecer, ultrapassar os próprios limites, ou por curiosidade de saber o que é fazer teatro. “O mais interessante é que todos que vem, se apaixonam”, garante.

Regido pela professora Eliana, Coral Unicento marcou presença na MOC 2017 (Foto: Acioli Caldas)

Isabela Victoria de Andrade tem apenas 10 anos, mas já consegue definir o seu sentimento pela arte de interpretar. “Quando eu faço teatro parece que algo novo surge”. Amanda Michalouski participa do teatro há dois anos. O encantamento foi tanto que possibilita a elaboração de planos. “Fazer arte é o que eu quero. Levar para minha vida. Porque desde pequenininha eu senti que fazer artes era o que eu queria, subir no palco, atuar é o que eu quero fazer na minha vida, quero fazer uma faculdade de Artes Cênicas e seguir isso realmente”, afirma.

Presença certa na Mostra Cultural são os alunos da professora Eliana Neto Fialho, que além de ministrar a oficina de técnica vocal também é professora de teclado. “A Oficina de Técnica Vocal é uma coisa muito necessária, é muito necessário você saber falar bem, articular bem as palavras, ter a voz colocada, impostada para falar. É bom para preservar a voz do cantor e do profissional que usa a voz”, ressalta a professora.

Participante do Coral Unicanto há 10 anos, Gilmar Fabiani resolveu participar da oficina de técnica vocal recentemente. “Sempre no intuito de melhorar, de aprimorar os nossos conhecimentos. E, realmente, é muito importante, é fantástico. Você sente com o passar do tempo a melhora na tua condição, você passa a cantar melhor, você sente que está cantando melhor”, explica o aluno. Durante a semana de MOC, além do canto e do teatro, o público também pode prestigiar corais, capoeira, danças urbanas, musicalização infantil. O espetáculo também contou com a presença dos alunas das oficinas de violão, viola caipira, piano e teclado. Já a exposição das obras dos alunos da Oficina de Pintura em Tela pode ser conferida até o dia 20 de dezembro, no Centro de Exposições da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que fica no Campus Santa Cruz.