Atividades ao ar livre são tema central das discussões e práticas da Semana de Educação Física

P { margin-bottom: 0.21cm; }P.western { }

Os estudantes do curso de Educação Física da Unicentro tiveram mais uma oportunidade de conhecer detalhes da futura profissão. É que eles participaram da nona edição da Semana Acadêmica, que, nesse ano, abordou as atividades físicas ao ar livre. “O objetivo é, realmente, trazer uma contribuição maior na formação dos nossos alunos para que, nessa temática de esportes ao ar livre, os nossos futuros formandos tenham uma experiência um pouco mais aprofundada e, consequentemente, possam trabalhar com esse tipo de modalidade durante suas vidas profissionais”, contou o professor Marcus Tartaruga, coordenador do evento.

Atividades foram organizadas pelo Departamento de Educação Física (Foto: Márcio Nei)

Os mais de 100 inscritos puderam participar de 16 atividades, a maioria delas práticas. “Dentro de cada uma dessas ações programadas, também tem uma parte teórica. Nós trabalhamos com a formação de profissionais na área de atividade física e nós sabemos que, muito do que a gente aprende na teoria, a gente só consegue interpretar, de fato, o fenômeno, quando nós vamos para a prática”, defendeu.

Os estudantes também participaram de algumas palestras. Uma delas foi com o capitão Marcelo Veigantes, da Polícia Militar do Paraná. A conversa com os estudantes abordou as competências do profissional da Educação Física nas atividades ao ar livre. “Foi um bate-papo a respeito de diversas modalidades de atividades outdoor, atividades ao ar livre e as competências profissionais que são exigidas do profissional de Educação Física para fazer frente a essa demanda que tem surgido e está aumentando cada vez mais”, contou o PM.

Samuel Panato participou das atividades porque, para ele, elas são uma oportunidade para conhecer temas relevantes para a profissão. “A gente sempre busca participar dessas atividades que a Universidade nos proporciona para aumentar o conhecimento na área acadêmica. Tenho certeza que o profissional sai do curso com muito mais experiência e isso, com certeza, ajuda no trabalho ao decorrer da carreira”, ressaltou.

O diretor do Campus Cedeteg, professor Fábio Hernandes, também falou sobre a importância de proporcionar aos alunos experiências como essa. “É um evento onde há essa troca de experiências entre acadêmicos, profissionais e professores. Isso é muito importante para toda a comunidade”.