Unicentro e Agrária divulgam ganhadores do Prêmio Franz Jaster de Comunicação 2017

A Unicentro e a Cooperativa Agrária divulgaram os vencedores do 5º Prêmio Franz Jaster de comunicação. Neste ano, houve número recorde de trabalhos inscritos, com 36 nas cinco categorias de disputa. Os vencedores foram conhecidos em uma solenidade de premiação organizada na Colônia Vitória, em Entre Rios. Foram mais de 14 mil reais em prêmios oferecidos aos vencedores, além de troféus para os campeões de cada categoria.

Para o diretor presidente da Agrária, o prêmio é uma oportunidade de incentivar e reconhecer o trabalho dos jornalistas, e divulgar as ações da Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária). “Com o prêmio, nós conseguimos melhorar o nível da matérias que foram veículadas durante o WinterShow e divulgar o papel da pesquisa da Fapa. Isso faz com que todos cresçam”, comentou Jorge Karl, durante a cerimônia de premiação.

O vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza, também destacou a importância do Franz Jaster, que é mais uma prova do sucesso da parceira entre a cooperativa e a Universidade. “É importante para a nossa Instituição e para o curso de Comunicação, já que serve de espelho para os nossos acadêmicos e também para os já formados. Já para a Agrária é uma oportunidade de fazer a divulgação do WinterShow e das pesquisas que ela vem realizando”, enfatizou.

Todas os materiais jornalísticos participantes do Franz Jaster foram produzidos durante o WinterShow 2017. Eles foram inscritos em cinco categorias – as já tradicionais Fotografia, Jornalismo Impresso ou On-line, Material Televisivo e Reportagem Radiofônica; e a novidade deste ano, a categoria Universitários, exclusiva para estudantes de graduação.

O acadêmico do primeiro ano de Jornalismo da Unicentro, Ygor Lemes Dores, foi quem levou o troféu e o cheque na categoria, com o conjunto de fotografias “Show de Máquinas – Winter Show 2017″. “É inexplicável isso. Eu não esperava ganhar o primeiro lugar, justamente por essa questão de estar no primeiro ano e ter outros bons concorrentes. É algo muito gratificante, que vou levar para a vida toda”, analisou o estudante.

Outra premiada foi Ana Julia Tiellet, que ficou com o primeiro lugar em Fotografia e o segundo na categoria Jornalismo Impresso e On-line. “É um reconhecimento para o trabalho que a gente faz no jornal como um todo. Fiquei muito feliz por mim e pelo Semanário Integração”, destacou.

Já o jornalista da Rádio Cultura, Cléber Molleta, foi o vencedor na categoria Reportagem Radiofônica. “É uma honra, uma satisfação. A gente sabe que foi um processo rigoroso de avaliação, com critérios bem claros e eu acho que valoriza o prêmio o fato de ter sido feito pela Unicentro, que é uma instituição séria”, comentou.

Cléber Moletta, ganhador da categoria Reportagem Radiofônica (Foto: Mariana Valente)

A categoria Material Televisivo teve como vencedor Kleber Erivelton Fernandes, do site Na Hora Notícia. Já na categoria Impresso ou On-line, o primeiro colocado foi Carlos Guimarães Filho, do Boletim Informativo Faep.

Confira abaixo a lista de todos os premiados do Franz Jaster 2017:

1º lugar – Ana Júlia Tiellet (Semanário Integração)

2º lugar – Diego Obal (Revista Estilo)

3º lugar – Manoel Godoy (Revista Produtor Rural)

Jornalismo impresso ou on-line

1º lugar – Carlos Guimarães Filho (Boletim Informativo Faep)

2º lugar – Ana Júlia Tiellet (Semanário Integração)

3º lugar – Geyssica Reis e Luciana Bren (Revista do Produtor Rural)

Na categoria Material Televisivo o ganhador foi Kleber Fernandes (Foto: Mariana Valente)

Material televisivo

1º lugar – Kleber Erivelton Fernandes (Na Hora Notícias)

2º lugar – Andréa Alves (Fatos On-line)