Nota 4 no Enade, Farmácia é o quarto melhor curso da área entre as 28 ofertas do Estado

O bacharelado em Farmácia da Unicentro foi um dos cursos da instituição que participou da avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudantes) aplicado, em novembro de 2016, pelo Ministério da Educação (MEC). O curso recebeu conceito quatro, em uma escala que vai de um a cinco, e foi considerado o quarto melhor curso de Farmácia do estado.

Para o professor Emerson Carraro, que é chefe do Departamento, a evolução na nota atribuída ao curso é resultado das conquistas alcançadas desde sua implantação, há quinze anos. “A gente avalia como uma curva de crescimento muito boa nesse período. A gente conseguiu estruturar o curso e foi uma luta muito grande. A gente percebe que na consolidação deste curso vem algumas realizações, como a criação de um Programa de Pós-Graduação com cursos de Mestrado e Doutorado – e isso denota que o curso de Farmácia está no cenário da pesquisa nacional. Outra exemplo da nossa consolidação foi a possibilidade da gente ter uma Farmácia, funcionando como um laboratório-escola”, detalha.

A Farmácia-Escola, um dos pontos positivos do curso, fica localizada no campus Cedeteg e atende a comunidade com a distribuição de medicamentos. Para o vice-chefe do Departamento de Farmácia, professor Daniel de Paula, essa ação demonstra um papel importante da Universidade que é o de colaborar para o bem estar dos integrantes da sociedade em geral. E ele ainda destaca outras ações desenvolvidas pelo curso visando o bem-estar da comunidade. “Além da dispensação de medicamentos, o Laboratório-Escola de Análises Clínicas presta serviços para a comunidade com a realização de exames laboratoriais. E são diversos os projetos voltados para a comunidade, como a análise do leite materno doado para Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente e que atende os bebês prematuros de toda a região”, exemplifica.

Fernanda Ivanski, atualmente, é estudante do mestrado em Farmácia da Unicentro. Em 2016, ela foi uma das acadêmicas que fez a prova do Enade. A egressa defende que o resultado obtido pelos alunos no Exame reflete a preocupação da Instituição em promover um ensino de qualidade na área farmacêutica. “Eu me sinto agradecida por fazer parte desse resultado que se deve, principalmente, aos professores competentes e comprometidos com o aprendizado e a formação de bons profissionais que o curso de Farmácia possui”.