Quinto melhor do Paraná, curso de Fisioterapia da Unicentro dobra nota no Enade

O curso de Bacharelado em Fisioterapia da Unicentro foi um dos cursos da instituição que teve sua qualidade evidenciada depois da divulgação da nota conquistada no último Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudantes), aplicado, em novembro de 2016, pelo Ministério da Educação. A prova, que avalia o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, é um importante indicador já que permite visualizar as habilidades e competências adquiridas durante o processo de formação acadêmica. O curso de Fisioterapia da Unicentro, além de conquistar o conceito 4 no Enade (que vai de um, a nota mínima, a cinco, índice máximo), foi considerado o quinto melhor do Paraná, entre as 29 ofertas por instituições de ensino superior do estado.

A Clínica-Escola de Fisioterapia é um dos diferenciais do curso da Unicentro (Foto: Coorc)

Para a chefe do Departamento de Fisioterapia, professora Angela Dubiela Julik, esse resultado é reflexo do trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica no que se ao aprimoramento da qualidade de ensino destinada aos acadêmicos. “Nós temos, nos últimos anos, somado vários esforços, realizado projetos grandes para que fosse possível elevar nossa nota. E nós conseguimos”.

Para a egressa de Fisioterapia da Unicentro, Evelize Larissa de Matos, a avaliação feita por meio da prova do Enade traz reconhecimento para o curso e aumenta a motivação dos acadêmicos por fazerem parte de um curso de qualidade. “O Enade tem uma importância fundamental tanto para o crescimento da Universidade quanto para o reconhecimento do curso. Na prova foi avaliado o desenvolvimento e os conhecimentos dos estudantes, então ele é de extrema importância tanto para os cursos quanto para os alunos avaliados”.

O curso de Fisioterapia, atualmente, tem em seu corpo docente 25 professores e 168 estudantes distribuídos em cinco turmas. Para a professora Marina Pegoraro Baroni, o conceito 4 só foi possível por meio do trabalho realizado, conjuntamente, entre a Unicentro, os professores e acadêmicos. Ela diz ainda que essa conquista, além de ser motivo de alegria, impulsiona para um melhor desenvolvimento dos trabalhos realizados. “Motiva e mostra que estamos no caminho certo. Então, continuar desenvolvendo o trabalho nessa linha. Os alunos se tornam mais participativos, vêm que o trabalho está dando certo e se engajam mais nas atividades e todo mundo sai ganhando – comunidade, acadêmicos, professores. É uma motivação”, comemora.