Ciclo de Estudos discute a Contabilidade como ciência de geração de valor

Manter a empresa mais competitiva, dar transparência as ações e identificar oportunidades. Essas são apenas algumas das funções do profissional da área contábil. E foi pensando em aproximar os acadêmicos dessa realidade que o Departamento de Ciências Contábeis, do Campus Santa Cruz da Unicentro, promoveu o 24º Ciclo de Estudos que, em 2017, teve como tema “Contabilidade: a ciência de geração de valor para as entidades públicas, privadas e sociedade”.

Programação do Ciclo de Estudos versou sobre a Contabilidade como ciência da geração de valores (Foto: Coorc)

Esse tema foi idealizado com o intuito de retratar a interação das entidades públicas, privadas e a sociedade, porque a gente vê a necessidade de que exista transparência na informação contábil, principalmente das entidades públicas”, explica a chefe de Departamento de Ciências Contábeis, professora Rita de Cassia Fonseca.

Ao discutir a Contabilidade inserida em todos os ambientes de negócios, o objetivo do curso é proporcionar aos estudantes conhecimento e formação para além dos conteúdos formais de sala de aula. “Pensamos nesse evento para oportunizar aos alunos que eles enxerguem um algo a mais que, às vezes, a gente, na sala de aula, por ter que seguir um programa das disciplinas, não consegue alcançar”, destaca o professor Romeu Scharwz.

Em quatro dias de atividades, os acadêmicos discutiram o papel da ciência contábil frente as mudanças sociais, políticas e econômicas. A fala de encerramento ficou por conta do integrante da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, professor Vicente Pacheco. Ele apresentou aos estudantes a trajetória histórica da profissão. “Eu parto do princípio de que a gente só gosta do que conhece. Então, se o aluno começa a verificar que a profissão evoluiu, que a profissão foi importante no passado, teve todo um crescimento, que ela ainda não atingiu o estágio ideal, mas que nós avançamos muito, o aluno começa a gostar, aí ele vai se inserir na profissão”, ressalta.

Para além de fomentar o debate, um dos objetivos do departamento é promover a interação entre os acadêmicos do curso, iniciativa aprovada pelo estudante Hugo Garcia Carvalho. “Eu vejo esse evento como de suma importância, devido a gente ser do primeiro ano e, assim, temos um maior contato com o curso e com esse mundo da contabilidade”, ressalta.

Já para Luis Antonio Cardoso, acadêmico do quarto ano, o Ciclo de Estudos contribui, ano a ano, para que os acadêmicos se preparem ainda mais para o mercado de trabalho. “O tempo é curto e a gente tem que aproveitar ao máximo, seja dentro da sala de aula ou em palestras. Eventos como esse vem contribuir para que a gente vá evoluindo, vá se preparando para o futuro da profissão”, afirma.

Correios apresentaram selo comemorativo pelos 40 anos do curso de Ciências Contábeis da Unicentro (Foto: Coorc)

Selo comemorativo

Outro momento de destaque da programação foi a cerimônia de lançamento do selo comemorativo em alusão ao ‘Dia do Contador’, uma forma de homenagear os profissionais da classe e a própria trajetória do curso na Unicentro. No material são retratados três elementos, como explica o professor Romeu Scharwz. “O selo caracteriza o Campus Santa Cruz da Unicentro, o 24º ciclo de palestras e o caduceu, que é o símbolo da classe contábil”, detalha.

O Reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, também participou da cerimônia. Além de frisar a importância e o dinamismo da profissão, ele declarou que “este momento eternizará essa celebração”, em referência ao lançamento do selo. Aldo explicou ainda que as correspondências da universidade devem ser todas encaminhadas com o selo postal comemorativo.