Educação para os Direitos Humanos é objetivo de Pacto Universitário pela  Promoção do Respeito à Diversidade

Educação para os Direitos Humanos é objetivo de Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade

O Grupo de Trabalho Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos da Unicentro teve uma de suas reuniões realizadas como parte da programação da V Siepe (Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão). Na ocasião, membros da comunidade universitária – professores, funcionários e acadêmicos – debateram a questão central da Siepe e do GT, ou seja, os direitos humanos. Além disso, o grupo também apresentou a aplicação do Pacto Universitário, uma ação conjunta entre os Ministérios da Educação (MEC) e da Justiça e Cidadania, da qual a Unicentro faz parte desde dezembro de 2016, quando fez à adesão, logo após o lançamento da iniciativa pelo Governo Federal.

GT possibilitou a criação de uma rede de defesa dos direitos humanos na universidade (Foto: Luiz Felipe Panozzo)

Jeferson Olivatto da Silva, coordenador institucional do Pacto, enfatizou que o objetivo é enraizar a consciência do respeito mútuo no ambiente universitário. “Pensar em todas essas dimensões que a Universidade, não apenas a Unicentro, acaba tendo que se desdobrar, repensar e debater para que, de fato, os direitos humanos sejam apenas respeitados. Ou seja, no auxílio desse processo educativo relacionado aos direitos humanos, relacionado ao diálogo e ao respeito ao outro na sua diferença”, conta.
O Comitê trabalha focado em cinco eixos: ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência universitária. Aacadêmica de Geografia, Rafaelly Schier Fernandes, participou das discussões durante a Siepe e sugeriu o desenvolvimento de uma ferramenta online de combate a todas as formas de desrespeito, que possibilitasse a realização de denúncias anônimas. “Para que as mulheres e os homens que sofrem algum tipo de violência – tanto moral, quanto assédio – possam participar mais e relatar as experiências negativas pelas quais passaram”, defendeu.

Foram discutidos ainda os comportamentos do dia a dia que podem afetar os direitos de cada pessoa. Além disso, os membros do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos na Universidade aproveitaram para lançar as ações que serão desenvolvidas na Unicentro. “O evento, enquanto lançamento, é importante para que as pessoas possam conhecer da problemática que é construir caminhos dialógicos relacionados ao respeito à diferença, e isso é um processo educativo”, conta Jeferson.