Professora do Departamento de Comunicação da Unicentro assume Diretoria de Projetos da Intercom

A Unicentro tem uma representante na Diretoria Executiva da maior associação científica de pesquisa em comunicação da América Latina, que é a Intercom (Sociedade Brasleira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação). A professora Ariane Pereira, do Departamento de Comunicação Social, assumiu a diretoria de Projetos da entidade no último mês. “Essa diretoria é responsável por pensar o futuro da Intercom, tendo como horizonte o curto, o médio e o longo prazo”, explica.

A pesquisadora assumiu o cargo após eleição, realizada nesse segundo semestre, que definiu a nova diretoria da Intercom para o triênio 2017-2020. Os membros da chapa vencedora foram empossados durante o congresso Nacional da Intercom, realizado no último mês de setembro, na cidade de Curitiba. Quando a chapa para o triênio estava em processo de formação, meu nome foi lembrado e o professor Giovandro Ferreira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que estava se candidatando, liderando, encabeçando uma chapa como presidente da Associação. Então, ele me convidou a atuar como diretora de Planejamento da Intercom”.

Posse foi dada aos novos membros da Diretoria durante a Assembleia Geral dos Sócios, durante o Congresso Nacional desse ano (Foto: Intercom)

A docente enfatizou que ter uma professora da Unicentro na Diretoria Executiva da entidade é de extrema importância para os cursos de Comunicação da Universidade. Para ela, isso ajuda que o Departamento e os cursos de Jornalismo e Publicidade possam pensar de forma continua o futuro da área e a qualidade da formação dos futuros profissionais. “É uma forma de reconhecimento para o trabalho realizado aqui na Unicentro, mesmo estando no interior do Brasil, sendo um curso jovem, uma Universidade jovem, não possuindo ainda um programa de pós graduação na área de Comunicação. Além disso, a partir do momento que a Intercom reflete sobre o futuro da Comunicação no Brasil, estar presente nesses debates também possibilita que a Unicentro pense o futuro da comunicação, o futuro dos seus cursos a partir desse cenário”, avalia.

Antes de ser eleita diretora de Projetos, a professora Ariane fez parte, durante a última gestão da Intercom, da Diretoria Executiva da entidade como diretora Científica adjunta, cuidando das atividades de pesquisa relacionadas à graduação. Os congressos da Intercom são promovidos todos os anos, divididos por regiões. Há também um congresso nacional anual, onde participam professores, estudantes, profissionais e pesquisadores da área de comunicação.