Departamentos se unem para promover Semana de Estudos Ambientais e Florestais

Dias de muito aprendizado. Assim pode ser definido o período de realização, no Campus de Irati da Unicentro, da 5. Semana de Estudos Ambientais e Florestais. O evento é uma realização dos departamentos de Engenharia Ambiental e Florestal em conjunto com o PET Engenharias. A programação contou com palestras, minicursos, apresentação de trabalhos de pesquisa e visitas técnicas.

O diretor do campus, professor Afonso Figueiredo Filho, considera muito relevante ações como essa, que aproximam áreas correlatas. “Os departamentos estão muito unidos, os alunos também. Isso enriquece muito a semana porque se consegue uma organização mais efetiva, envolvendo esses dois cursos. Facilita a vida de todo mundo. Eu fico muito feliz que eles consigam trabalhar juntos”.

Evento, realizado no Campus de Irati, foi uma parceria dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e do PET Engenharias (Foto: Cooc)

O professor Fernando Luis Dlugosz, do Departamento de Engenharia Florestal, é um dos coordenadores do PET Engenharias. Ele também destaca a importância da parceria entre os cursos da área de Engenharias do Campus de Irati e ressalta os benefícios dela para a formação dos alunos da Instituição. “É sabido que trazer para dentro da Instituição o conhecimento do que está acontecendo lá fora, o que são as exigências de mercado, cobranças da população é importante. Então, esse é o objetivo. Enriquecer, ao longo dessa semana, o conhecimento dos nossos acadêmicos para que eles possam ser profissionais de excelência no futuro.

O aprendizado proporcionado pela Semana de Estudos em Engenharias teve início antes mesmo de suas atividades, durante o período de organização e preparação. “A gente aprende demais durante a organização também, porque o contato que a gente tem com os palestrantes é bem antes. Então, a gente se integra da área deles, já está procurando saber como que vai ser no dia do evento, os temas”, conta a estudante de Engenharia Ambiental e integrante do PET Engenharias, Damires Fugurski.

Renan Portela é mestrando em Ciência Florestais na Unicentro e aproveitou a Semana de Estudos para atualizar conhecimentos do que vem sendo trabalhado e pesquisado pelos engenheiros ambientais e florestais. “Dá uma visão global para o estudante de como é o mercado de trabalho. Geralmente na sala de aula ele tem conceitos mais teóricos acerca da Engenharia – tanto Florestal, quanto Ambiental. Esses eventos são importantes psra saber como se colocar no mercado de trabalho e os desafios da profissão”.

Um dos palestrantes da Semana de Estudos Ambientais e Florestais, o engenheiro florestal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o Crea Paraná, Michael Busko, destaca esses momentos são decisivos para que os estudantes escolham o futuro campo de atuação. “A importância de se traçar um plano, um plano de carreira, um plano de ação para, durante a vida acadêmica, para você planejar hoje, para você realizar amanhã aquilo que você sonhou ontem”, avalia.