Unicentro recebe mais de 3 mil candidatos na prova do PAC

Nesse domingo (15), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) aplicou as provas do Programa de Avaliação Continuada (PAC), processo seletivo alternativo ao vestibular que avalia o estudante em todos os anos do ensino médio. Os conteúdos cobrados são relativos a cada série e o resultado final é calculado a partir das notas obtidas nas três etapas: PAC I, II e III. As provas foram aplicadas em sete cidades: Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida.
Os portões dos locais de prova foram fechados às 14h para, em seguida, dar início à aplicação das provas, que tiveram duração máxima de 4 horas. Para essa modalidade de acesso aos cursos de graduação, a Unicentro reserva 10% do total das vagas anuais de cada curso oferecido.
Neste ano, o processo seletivo contou com 3.980 inscritos. Desse total, 255 candidatos não realizaram as provas. Para a coordenadora de processos seletivos da Unicentro, Maria Aparecida Mores Pinto, o PAC é uma boa alternativa para aqueles que querem ingressar no ensino superior. “O PAC é considerado mais tranquilo porque o candidato consegue se preparar melhor. Se ele tiver um bom desempenho no ensino médio, ele está apto a fazer as provas de cada etapa. Se ele não for bem na primeira etapa, ele ainda tem duas etapas para melhorar o desempenho e conseguir uma boa classificação”.
Uma das candidatas foi a Raiane dos Santos, que veio de Goioxim para responder as questões da terceira etapa da avaliação. “Eu acho que é uma boa oportunidade para eu entrar em uma universidade pública”, destacou a estudante.

Já o candidato Gustavo de Souza está participando do PAC pela primeira vez. Para ele, que está no primeiro ano do ensino médio e quer ingressar no curso de Geografia na Unicentro, vale a pena tentar uma vaga pelo programa. “A Unicentro é uma boa universidade para você fazer os cursos. Geografia é o que eu quero fazer e tem na universidade. Eu tenho professores que já estudaram aqui e falam que é muito bom o ensino”, contou.
As provas do PAC são constituídas por uma redação e questões de múltipla escolha relacionadas às disciplinas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o ensino médio. Os conteúdos das disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia são avaliados somente no PAC III. Mesmo com a grande quantidade de conteúdos, a estudante Sheila Linhares espera obter um bom resultado ao final da prova. “Eu espero que a gente consiga ir bem como foi no ano anterior e que a gente consiga se dar bem principalmente na redação que é uma parte um pouco mais complicada”, disse.
Para os candidatos, a partir de agora, o próximo passo é esperar pela divulgação do resultado final das avaliações, que está prevista para o dia 10 de novembro.

Confira as fotos do PAC em nossa página no Flickr.