Semana de Estudos em Secretariado Executivo discute empregabilidade e formação profissional

A III Semana de Estudos em Secretariado Executivo da Unicentro, nesse ano de 2017, teve como tema central a “Empregabilidade e a Formação Profissional”. Segundo a vice-chefe do Departamento, professora Daniela Gardin, entre os objetivos da realização do evento estão a valorização da profissão. “Precisamos fomentar no aluno aquela vontade de aprender cada vez mais sobre a sua profissão, sobre a profissão que eles vão atuar futuramente. O objetivo principal é trazer a experiencia dos profissionais que já estão no mercado, nesse ano especificamente na área pública”.

Neuralise Cézar Maina, que é presidente do Sindicato de Secretárias e Secretários do Estado do Paraná (Sinsepar) (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A professora explica que o setor pública é um campo ainda pouco explorado pelos profissionais da área. Por isso, a opção por tratar dessa possibilidade de atuação durante a Semana de Estudos. Uma das convidadas para abordar a temática foi Neuralise Cézar Maina, que é presidente do Sindicato de Secretárias e Secretários do Estado do Paraná (Sinsepar). Em em sua palestra, Neuralise abordou, além da atuação do Sindicato pela criação de um conselho da classe, as ações pela criação de cargos públicos destinados à categoria no setor públioco. “Há mais de 30 anos estamos lutando pelo conselho de classe e pela criação do cargo para profissionais de secretariado no setor público. No Paraná, obtivemos sucesso junto a Copel, a Sanepar, a Universidade Federal do Paraná e a Itaipu Binacional”, ressalta.

Outra possível área de atuação destacada pela Semana de Estudos em Secretariado Executivo foi o intraempreendedorismo. Para abordar o assunto, foi convidado o professor Sérgio Zarpellon. Para ele, o empreendedorismo não trata apenas da abertura de uma empresa. Zarpellon defende que empreendedorismo é um neologismo bastante amplo. “Você pode também ter comportamento empreendedor trabalhando como empregado ou funcionário dentro de uma empresa. Então, essa é a ideia de que maneira que eu posso, como funcionário de uma empresa, ter comportamentos empreendedores e atitudes para que eu possa, vamos supor, subir na carreira, atingir meus objetivos, os meus sonhos”, exemplifica.

Sérgio Zarpellon abordou o empreendedorismo ligado ao Secretariado Executivo (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Outra palestrante foi Cleide Kaminski Larsen. Há mais de trinta anos no mercado, ela já trabalhou em diversas empresas, entre elas multinacionais. A secretária executiva ressalta a importância da atualização constante e também defender a possibilidade e mesmo necessidade do profissional sugerir e implementar ações dentro da empresa em que atua. “Hoje, as empresas não estão preocupadas com o seu desenvolvimento só profissional, mas sim o quanto você pode agregar valor com recursos baixos e que esse seu resultado traga um pouco mais de recursos – seja financeiro, seja de pessoal, de desenvolvimento humano. Então, é preciso fazer um projeto legal, levar, aprovar e implementar ele”.

Os alunos compareceram às atividades, já que a Semana de Estudos, para além das palestras contou com mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos. Sandra Aparecida da Silva, está no quarto ano de Secretariado Executivo e acredita que a participação nas atividades proporcionou um conhecimento maior em relação as áreas de atuação do profissional de secretariado. “Com esse tema, empregabilidade, nós conseguimos ver um horizonte muito mais amplo – tanto na área de docência, tanto na área de empreendimentos, mesmo na área institucional também. O Secretariado Executivo, como ele é uma profissão multidisciplinar, nos permite atuar em várias áreas”, avalia empolgada pelas possibilidades apresentadas durante o evento.