Finalistas empolgam a plateia na noite que definiu vencedores do Fuca 2017

A grande final do 7º Festival Universitário da Canção, o Fuca, começou matando a saudade e lembrando os campeões dos anos anteriores. E nem o tempo chuvoso impediu que a plateia lotasse o Auditório Francisco Contini, no Campus Santa Cruz da Unicentro, para torcer, se divertir e ouvir música da melhor qualidade.

A noite contou com 20 apresentações, 10 na categoria Composição e 10 na categoria Interpretação. Todos os finalistas voltaram a se apresentar para confirmar que tem talento. E eles arrasaram nas apresentações, buscando assim cumprir os critérios de avaliação, agradar aos jurados e também ao público. Afinal, a plateia também pode escolher e premiar o seu favorito.

“Felipão”, preferido da plateia na categoria Interpretação (Foto: Coorc)

Isabel Santos, que é estudante de Química da Unicentro, não poupou palmas e gritos na torcida pelo Felipe da Luz, o Felipão. “A amizade é o que vale. Viemos todos torcer muito para o Felipão e o grito já está preparado”, conta. E não foram só os amigos que vieram. As famílias também estavam prestigiando a noite de audições. Paulo Tavares veio torcer pelo filho que é um dos integrantes da banda dp Felipão. “A qualidade dos candidatos está alta, mas vamos torcer. Vai Felipão!”.

E a torcida pela Felipão valeu a pena. A banda dele conquistou o troféu da plateia na categoria Interpretação e levou pra casa o prêmio de R$ 500,00. Já na categoria Composição, quem conquistou o público foi a banda Nas Canelas de Josué, com a música Janelas da Alma, composição de Gabriel Medeiros, vocalista da banda. “Eu tô muito feliz em poder passar a minha mensagem, minhas ideias, e o melhor é ver que o público aprovou”.

A grande expectativa da noite era saber quem seriam os vencedores do Fuca 2017. Depois de todas as apresentações, as notas foram divulgadas e o primeiro lugar da categoria interpretação ficou com Willian Neves Miranda, que cantou a música Numb. Apesar de já ter se apresentado outras vezes no Festival, a preparação foi fundamental para a conquista do prêmio. “Eu treinei muito, muito, exaustivamente. E acho que a dedicação e a escolha da música foram fundamentais para agradar aos jurados e conquistar o primeiro lugar”, avalia Willian.

Banda Caminhos de Josué conquistou o público com a composição “Janelas da Alma” (Foto: Coorc)

Já Lucas Santos Carmo Cabral, que participou pela primeira vez do Fuca, conquistou o primeiro lugar na modalidade Composição com a música Ensaios Fotográficos. Lucas conta ter tido duas surpresas durante o Festival. A primeira com a receptividade da plateia e, depois, com a conquista do primeiro lugar. “Eu vim com pouquíssima gente lá de Ponta Grossa. Daí, quando todo mundo começou a gritar meu nome eu fiquem em êxtase. Ainda não estou acreditando!… Passou do terceiro, segundo lugar eu já pensei: “ah, agora não deu”. Aí, foi uma surpresa, estou muito feliz, de verdade. Foi muito melhor do que eu imaginava”, comemora.

Os primeiros colocados levaram para a casa R$ 2 mil, os segundos R$ 1.000 e os terceiros ligares R$ 500, além de troféus para os cinco primeiros de cada categoria. Os campeões do voto da plateia levaram o cheque simbólico de R$ 500 cada.

Confira os vencedores do 7º Festival Universitário da Canção (clique nos links e reveja as apresentações)

Ensaios Fotográficos sagrou-se campeã do Fuca 2017, na categoria Composição (Foto: Coorc)

Categoria Composição

1º Lugar: Lucas Santos Carmo Cabral – Ensaios Fotográficos