Últimos dias de submissão de propostas para operações de julho de 2018 do Projeto Rondon

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro (Proec) está com edital aberto para seleção interna de propostas de trabalho para as operações de julho de 2018 do Projeto Rondon. Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com as instituições de Ensino Superior públicas e privadas, os governos estaduais e municipais, o projeto tem como preceitos contribuir para a formação de jovens universitários enquanto cidadãos e auxiliar no desenvolvimento sustentável de comunidades.

Em 2018, o projeto Rondon vai realizar duas operações. “A primeira é a Operação Pantanal, no estado de Mato Grosso do Sul, e as ações acontecem de seis a 22 de julho, em 11 municípios. A outra é a Operação Palmares, que vai ser de 13 a 29 de julho, contemplando 10 municípios do estado de Alagoas”, detalhou a assessora da Proec, Mônica Nunes.

Em 2017, a Unicentro participou da operação Serra do Cachimbo no município de Altamira, Pará (Foto: Anderson Costa)

Só podem inscrever propostas de trabalho professores que fazem parte do quadro efetivo da Unicentro e os projetos devem ter como base as ações descritas em Edital. No conjunto ‘A’ as áreas de atuação são Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; e Saúde; no conjunto ‘B’ as ações devem contemplar Comunicação; Trabalho; Meio Ambiente; Tecnologia; e Produção. Já o conjunto ‘C’ abarca as propostas de Comunicação Social.

Os projetos devem ser enviados para o e-mail proecunicentro@gmail.com até o dia primeiro de outubro. Caso mais de uma proposta seja inscrita, estas serão avaliadas pela Comissão Científica da Proec, a CCP, como explica a Pró-Reitora de Extensão Elaine Maria dos Santos. “A ideia é que primeiro a gente consiga articular as diferentes propostas em uma só, esse é o primeiro exercício nosso. Não sendo possível, aí vai passar pela seleção interna que é composta por representantes de todos os setores. Os critérios que a gente vai utilizar são os mesmos critérios do Ministério da Defesa”.

O resultado final da seleção interna será publicado em quatro de outubro, já que todas as Instituições de Ensino Superior do país tem até seis de outubro para encaminhar suas propostas ao Ministério da Defesa. Apesar de ser aberto a todas as instituições de ensino superior do Brasil, Mônica aposta na experiência da Unicentro em operações anteriores como um diferencial da Instituição. “O ponto positivo é que a nossa Universidade já participou de outras operações, nós tivemos uma operação agora que a gente participou em 2017. Então, nós já temos uma grande experiência dentro do projeto Rondon e é isso que nos motiva”.

Na seleção final, feita pelo Ministério da Defesa, serão escolhidas duas propostas de trabalho para cada município – uma para realizar as ações do conjunto ‘A’ e outra para o conjunto ‘B’, além de uma proposta de trabalho referente ao conjunto ‘C’ por operação, também em cada município.