No primeiro dia de provas, candidatos resolvem questões objetivas e redação

Neste domingo (17), teve início o Vestibular 2017 da Unicentro em sete cidades do Paraná: Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida.

Exatamente às 14 horas, em todos os locais de provas, fecharam-se os portões para, logo após, os candidatos darem início a primeira prova do processo seletivo, composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira Moderna. Além das questões objetivas, os aspirantes às 862 vagas na Unicentro tiveram que escrever uma redação sobre um dos três temas propostos na prova, com clareza e sem divagações.

Entre os temas apresentados na avaliação estão assuntos variados e contemporâneos. O primeiro tema abordou a canção “Couro de boi”, interpretada por nomes renomados do cancioneiro popular, como Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco e Sérgio Reis. Na letra, a canção retrata o caso de um pai que é expulso do lar por seu filho, situação vivida por muitos idosos no Brasil. Caso tivesse escolhido esse tema, o candidato teria que redigir um texto narrativo-descritivo a respeito da condição do idoso no Brasil com relação ao abandono de familiares, assim como, a despeito de leis que os salvaguardem.

A temática seguinte tratou de um assunto controverso e atual, a situação dos apátridas no mundo. Após ler um fragmento do artigo “Apatridia: breve ensaio sobre apátridas nas obras de Hannah Arendt”, o candidato que escolhesse o tema teria que elaborar um texto dissertativo argumentando de forma crítica sobre a conjuntura de pessoas em condição de exílio no mundo, em pleno século XXI, em meio a discursos nacionalistas e xenofobia.

Por fim, a terceira opção de tema se refere ao trabalho infantil, seus impactos e consequências. Um fragmento de um artigo da Fundação Telefônica sobre o assunto foi apresentada para a reflexão dos candidatos. Ao escolher esse tema, o vestibulando deveria escrever um texto dissertativo, argumentando sobre as consequências do trabalho infantil, que muitas vezes ocasionam a perda de direitos básicos, como educação, lazer e dignidade.

Amanhã (18), dando continuidade ao processo seletivo, será realizada a etapa que segue o sistema de vestibular vocacionado, composto por questões de Física, Matemática, Filosofia, Sociologia, Química, Geografia, História e Biologia, conforme o curso de inscrição.

No Vestibular 2018, a Unicentro oferta 862 vagas em 38 cursos de graduação. Confira as fotos do primeiro dia de provas no Banco de Imagens da Unicentro.