Eficácia na utilização e manutenção de equipamentos é tema de capacitação promovida pelo Cedeteg

Quem utiliza os laboratórios da Universidade sabe o quanto é importante manter os equipamentos funcionando corretamente. Afinal, quando um deles estraga, muitas pesquisas acabam prejudicadas, já que, muitas vezes, o trabalho depende das análises que são feitas nesses aparelhos. Foi pensando nisso, que a direção do Campus Cedeteg e o Laboratório Multidisciplinar de Análises de Alimentos e Nutrição de Ruminantes promoveram um curso de aperfeiçoamento em Eficiência e Manutenção de Equipamentos Laboratoriais.

Muitos equipamentos que a gente tem, a utilização não é feita, às vezes, de acordo, por falta de conhecimento do manuseio desse aparelho e a manutenção também demora, além de ser custosa. Então, acreditamos que com esse curso nós vamos ter um melhor uso dos nossos equipamentos”, ressaltou o professor Fábio Hernandes, diretor do Campus Cedeteg. A capacitação foi direcionada à alunos, docentes e agentes universitários, principalmente aos técnicos em laboratório.

Capacitação foi voltada para usuários de laboratórios – professores, alunos e técnicos (Foto: Coorc)

Mariane Dalpasquale é aluna da pós-graduação em Química e se interessou por conhecer um pouco mais sobre os equipamentos que utiliza. “Para aprender novas técnicas e aprimorar as que eu já conheço. Então, foi explorado o uso de balanças, do medidor de pH, entre outros equipamentos. Isso contribui porque vai ampliando os conhecimentos e tonando tudo mais fácil, vai melhorando também a pesquisa”, avaliou.

O treinamento foi orientado por uma equipe da Tecnal, empresa que desenvolve equipamentos de laboratório e faz a capacitação para a utilização dos mesmos. “Trata-se da otimização do laboratório para possibilitar que a pesquisa seja desenvolvida de uma forma mais regrada e metodológica, seguindo métodos analíticos. Então, é isso que propomos e fazemos: oferecer o conhecimento para os usuários chegarem aos resultados esperados”, detalhou Fábio Andrade, responsável pela capacitação.

O curso foi dividido em dois momentos. O primeiro voltado à eficiência no uso dos equipamentos e, o outro para a manutenção desses aparelhos. “Uma grande dificuldade do pesquisador hoje é ter recurso para manter os equipamentos. As instituições costumam oferecer um departamento de manutenção, só que a capacitação desses profissionais, geralmente, está focada na parte elétrica e mecânica e eles precisam entender um pouquinho do funcionamento do equipamento para saber, exatamente, qual peça utilizar para repor uma estragada, por exemplo”, destacou Fábio Andrade.

Participação e resultados fazem a Direção do Cedeteg pensar em novas edições da capacitação (Foto: Coorc)

Para Mariane, a iniciativa também foi importante no sentido de orientar os usuários quanto aos procedimentos que devem ser adotados quando algum equipamento não está funcionando adequadamente. “Nem sempre nós sabemos resolver um problema, quando queima um equipamento ou quebra, nem sempre nós sabemos o que está acontecendo e hoje foi explorado principalmente isso, o que facilita bastante”.

Para essa primeira edição do curso as vagas foram limitadas, por isso, a intenção é, em breve, promover um novo momento de capacitação. “Faremos um balanço de todo o curso, vamos ver como vão ser as coisas daqui para frente no sentido da utilização desses equipamentos e, quem sabe, em um futuro breve, a gente volte a ofertar esse curso”, contou o professor Fábio Hernandes.