Audiência Pública discute implantação do curso de Medicina na Unicentro

A Câmara de Vereadores de Guarapuava promoveu em conjunto uma Audiência Pública, na última quinta-feira (31), para discutir uma proposta que é um sonho antigo da Universidade: a implantação do curso de Medicina. Na ocasião, além de representantes da Unicentro, se reuniram na sede do Legislativo, políticos de toda a região – como prefeitos, vereadores e deputados – além da comunidade acadêmica e da sociedade civil.

Durante a noite, muitos utilizaram a plenária para sinalizar apoio à proposta e defender a importância da concretização do projeto não só para o município de Guarapuava, mas para toda a região central do Paraná. “O objetivo era dar a conhecer – mais uma vez, àqueles que ainda não tinham ouvido a Universidade falar – sobre a importância estratégica do curso de Medicina, sobre a necessidade regional deste curso e, ao mesmo tempo ouvir, demandas e manifestações de lideranças políticas, lideranças da sociedade civil organizada e lideranças empresariais”, destacou o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona.

O reitor da Unicentro expôs o atual estágio do processo de implantação e lembrou da necessidade, para além da autorização, de recursos financeiros para que a oferta se concretize (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A união das forças políticas em prol de uma causa conjunta também foi um dos pontos amplamente debatidos, visto que todos aqueles que se pronunciaram durante a Audiência Pública, reforçaram que há, neste momento, uma busca geral e apartidária em favor da população e, consequentemente, da implantação do curso de Medicina. “A Audiência Pública nos mostrou que podemos esperar muita união das forças políticas, empresariais e comunitárias. Saímos daqui com mais certeza de que este é o sonho de toda uma região”, avaliou a vereadora de Guarapuava, Maria José Ribas, autora do primeiro convite feito à Unicentro para tratar do assunto na Câmara, ainda no mês de Abril.

“Todas os pronunciamentos foram favoráveis, com aprontamentos precisos e calcados na materialidade. Então, todo mundo está animado. A gente vê com uma taxa de 90% conseguirmos, juntos, a viabilização para a implantação do curso de Medicina na Unicentro”, declarou o prefeito de Candói, Gelson Costa.

Para o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, o apoio de todas as esferas públicas e civis da região para a construção do Hospital Regional de Guarapuava, culminaria nesse amplificação de um anseio ainda mais antigo, que é a oferta pública, gratuita, do curso de Medicina. “É o momento de, mais uma vez, Guarapuava mostrar que quando ela soma as forças das lideranças políticas, das lideranças empresariais e da sociedade organizada em torno de uma causa comum, o resultado é sempre de sucesso”, pontuou.

A comunidade universitária também acompanhou as discuissões (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O forte apoio político em favor da implantação do curso na Audiência Pública não é garantia de que a proposta terá êxito, neste momento. O próximo passo para a concretização do projeto, que já passou por todas as instâncias internas da Unicentro, é um aval positivo do governador do Paraná, Beto Richa, com quem os principais representantes da região devem se reunir em breve para apresentar novamente a demanda, visto que conversas anteriores já foram feitas, e buscando garantir que ele autorize o seguimento do processo.

Presenças importantes na Audiência, os deputados estaduais Bernardo Ribas Carli e Cristina Silvestri também se pronunciaram. Ambos afirmaram estar unidos na consolidação da proposta e, para isso, planejam interceder e articular junto ao Governo Estadual. “Estiveram presentes nessa reunião todas as forças políticas, o empresariado local, enfim, todos unindo forças para que a gente possa, na próxima etapa, sentarmos com o governador e apresentarmos dados técnicos”, disse o deputado Bernardo Ribas Carli.

“Se depender da força política de Guarapuava e toda região, o curso de Medicina já está em Guarapuava. O Governador já sinalizou para nós a intenção e temos todo o apoio do Secretário de Ciência e Tecnologia”, declarou otimista a deputada Cristina Silvestri.

Representantes políticos da região disseram que a causa é apartidária e que lutarão em conjunto para a concretização do sonho (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Cursos de medicina gratuitos no Paraná

Muito além de suprir a demanda da Unicentro, caso o projeto seja aprovado, o curso de Medicina trará inúmeros benefícios para a população regional, trabalhando de forma conjunta com o Hospital Regional. Além disso, a demanda por médicos também diminuirá, já que os profissionais devem passar a atender mais nos hospitais e consultórios da região.

A região central do Paraná, onde Guarapuava está localizada, é a única que não possui nenhum curso de Medicina em funcionamento. Todas as outras regiões do estado possuem tanto cursos públicos, como ofertas particulares. Isso contribui para que o IDH da região seja o mais baixo do estado, já que a saúde pública é um dos medidores de desenvolvimento.

Caso seja aprovado o projeto, A Unicentro será a quinta instituição de ensino superior estadual do Paraná a contar com um curso de Medicina. As Universidades Estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste) e de Ponta Grossa (UEPG) já ofertam o curso.