Temas convergentes da Comunicação e da Arte são cerne de evento no Santa Cruz

A partir da necessidade de se fazer uma mostra para expor os trabalhos práticos desenvolvidos pelos alunos do segundo ano do curso de Publicidade e Propaganda, nasceu a ideia de criar um evento que fosse além de uma exposição. Dessa forma, foi concebido o Comunicar-te, promovido pelo Departamento de Comunicação e que abordou as diferentes formas de arte, como a imagem e o movimento.

Segundo o professor e vice-chefe do Departamento de Comunicação Social Alexandre Lara, a comunicação está entrelaçada com diversas áreas. Por isso, buscou-se trabalhar com as diferentes formas de linguagens. A proposta do evento é justamente essa, entrelaçar dança, música, fotografia, que de uma forma ou outra os acadêmicos do curso de Comunicação Social quanto a sociedade, o mercado, e acadêmicos de outras áreas se cruzem e troquem experiências”, explica.

As danças urbanas foram a temática de uma das oficinas (Foto: Maurício Pilati)

Além do professor Alexandre, também colaboraram na organização os docentes Gabrielle Staniszewski, Gilson Bosquiero e Rafaeli Lunkes, além dos alunos do quarto ano de Publicidade e Propaganda. Kauane Zampiva foi uma das estudantes que participou da organização do Comunicar-te. Para ela, a escolha da temática e dos convidados para as oficinas teve participação direta dos acadêmicos.

“Como nosso objetivo era unir, de alguma forma, a comunicação com as outras artes nós trouxemos ideias de oficinas que teriam algum desses temas relacionado à alguma arte – então, fotografia, pintura, danças, dramaturgia. Enfim, oficinas diversas que entrassem em alguma forma de arte. Cada aluno trouxe algumas ideias e, também, possíveis ministrantes. Assim nós entramos em contato com esses profissionais, organizamos e fizemos o cronograma”, conta.

A produção audiovisual foi um dos temas das oficinas do Comunicar-te. Ministrada pelo aluno do quarto ano de Publicidade e Propagando Mauricio Pilati, ela foi uma demonstração do aprendizado adquirido durante os quatro anos da graduação. “Foi todo o conhecimento teórico e prático aqui da Universidade junto com essa vivência do mercado de trabalho que possibilitou a gente estar desenvolvendo trabalhos e adquirindo essa experiência para ser repassada agora”.

A oficina de Produção Audiovisual foi ministrada pelo acadêmico Maurício Pilati (Foto: Comunicar-te)

Quando o assunto é atualidade, o tema que não pode ficar de fora é a internet e suas possibilidades comunicacionais. Um deles é o Youtube. Nicoly França é jornalista e, atualmente, além de trabalhar em uma agência de publicidade, divide seu tempo com a produção de conteúdo para um canal na plataforma de vídeos, o “Lado Avesso”, que busca falar de moda de uma forma diferente. E esse foi o tema de uma das oficinas do Comunicar-te. “O objetivo dessa oficina é conversar com o pessoal sobre a produção de conteúdo para o Youtube usando como exemplo o tema que a gente escolheu para o nosso canal que é a moda consciente”, ressalta.

E a abordagem agradou aos alunos que participaram da oficina. “Eu acho o Youtube muito interessante e também me interesso por moda e essa coisa de moda consciente está em alta e eu queria saber mais sobre o assunto. Por isso, vim fazer a oficina”, conta Romão Matheus Neto, aluno de Publicidade e Propaganda da Unicentro.

Outra participante da oficina é Tais Nichelle, aluna do quarto ano de Jornalismo, que além de ter interesse pelo tema moda também enxerga na plataforma uma nova possibilidade para exercer o Jornalismo. “Eu acredito que você pensar em Jornalismo da forma tradicional em plataformas limitas como rádio, TV e impresso não existe mais. Você tem que pensar que, hoje em dia, as coisas acontecem na internet as coisas acontecem no meio virtual. Então, eu acredito que é muito interessante você se informar sobre essas novas plataformas”, afirma.