Unicentro sedia I Seminário Cone Sul de Editoras Universitárias

A Unicentro sediou, nesse mês de agosto, o I Seminário Cone Sul de Editoras Universitárias. O evento, além de reunir professores e alunos, contou com a presença de coordenadores de diversas editoras universitárias do Brasil. O evento é resultado dos encaminhamentos de uma reunião da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), no último mês maio, em que os diretores da região sul perceberam uma necessidade de estabelece um maior dialogo entre as editoras universitárias paranaenses.

“Foi nesse momento, então, que nos pareceu urgente estabelecer um dialogo entre as editoras com foco em um planejamento estratégico coletivo, que pudesse apontar diretrizes para o crescimento, enfrentando um conjunto de dificuldades de diferentes ordens que se impuseram a nossas universidades e extensivamente em nossas editoras”, explica a professora Denise Witzel, coordenadora da Editora Universitária da Unicentro.

Atividade do Encontro de Editoras Universitárias foram realizadas na Unicentro, que tem a frente da Eduni a professora Denise Witzel (Foto: Mariana Valente)

Rodrigo Gonçalves, vice-diretor da Editora Universitária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também acredita que eventos como esses podem estreitar laços entre as editoras do estado e, consequentemente, buscar soluções conjuntas para desafios encontrados diariamente. Para ele, o I Seminário foi importante para mostrar um pouco das dificuldades, das questões que estão envolvidas no trabalho com as editoras, e também procurar soluções integradas.

A programação contou com mesas-redondas em que os diretores puderam discutir a gestão das editoras universitárias na contemporaneidade, compartilhar experiências, debater os desafios da produção literária no mercado do livro hoje, diante de uma demanda crescente do livro digital. Outro assunto debatido foi a importância de se ter uma editora dentro das universidades.

Para a diretora da Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Lúcia Cortes da Costa, “a editora é um espaço estratégico de divulgação de conhecimento de pesquisa, de divulgação da própria universidade. Ela tem uma utilidade pública para socializar o conhecimento produzido”, ressalta.

O vice-diretor da Editora da UFPR aponta que é fundamental que cada universidade tenha uma editora bem consolidada, com bom catálogo com visibilidade, pois é de grande importância para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. “Sem as editoras, a gente perderia muito em divulgação de conhecimento, em alcance social da demostração da relevância das nossas pesquisas, visibilidade do trabalho acadêmico. Então, a gente é capaz de produzir livros importantes que são avaliados, que são lidos pelos pares, e que têm um papel importante a cumprir na sociedade, e que não teriam talvez lugar nas editoras comerciais porque eles vendem menos, mas eles são muito importantes”, explica Rodrigo.

Os diretores das editoras universitárias também participaram de um grupo de trabalho que discutiu a criação de uma Câmera Técnica ligada à Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Públicas). A proposta foi apresentada aos reitores e aprovada. Agora, a CT trabalhará para estabelecer um diálogo, com o governo do estado e com a Fundação Araucária,m objuetivando encontra soluções para os problemas enfrentados pelas editoras das universidades paranaenses.

Ao final do Encontro, as editoras da UEPG, UEM (Universidade Estadual de Maringá), Ufac (Universidade Federal do Acre), UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e Embrapa doaram à biblioteca da Unicentro uma centena de exemplares publicados com seus selos.