Campus Santa Cruz da Unicentro recebe três estudantes em mobilidade internacional

O segundo semestre começou com muitas novidades no Campus Santa Cruz da Unicentro. Entre elas, a chegada de três estudantes estrangeiros que vão realizar mobilidade na nossa Universidade. Geronimo Fuertes é da Bolívia, Ximena Barco Moreno da Colômbia e Manuel Perez do México. Apesar das nacionalidades diferentes, os desejos em comum são aprender um novo idioma, conhecer outra cultura e, principalmente, ter uma experiência acadêmica internacional.

A colombiana Ximena é da cidade de Manizales e vai estudar nos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo. A acadêmica, que projeta para o futuro especializar-se em Comunicação para o Desenvolvimento de Comunidades, acredita que a experiência da mobilidade vai ter uma contribuição significativa na realização desse sonho. “Estudo Comunicação Social e Jornalismo. O que eu mais gosto é o estudo das culturas, conhecer as pessoas e a problemática dos lugares. Então, na parte profissional, essa experiência vai ajudar muito e também na minha parte pessoal porque é uma experiência de viver em outro país”, avalia.

Logo ao chegar à Universidade, eles começaram a participar de aulas de português para facilitar na adaptação (Foto: Marina Lukavy)

Já o colega Geronimo, da cidade de Uyuni, na Bolívia, vai cursar Letras-Inglês no Campus Santa Cruz e o objetivo do acadêmico é aprender novas estratégias e métodos de ensino. “Quero ensinar inglês à crianças, mas preciso ver como ensinam aqui, que estratégias e métodos usam para poder ensinar o idioma a outras pessoas do meu país”, conta.

Manuel, que é de Coatzacoalcos, no México, já vem com uma bagagem acadêmica um pouco mais extensa que a dos colegas. Isso porque ele vai cursar o Mestrado em Administração. O estudante conta que a importância da Unicentro para o estado do Paraná teve grande peso na hora de escolher em qual Instituição realizaria o intercâmbio. “Eu tive que pesquisar primeiro e me disseram que a Unicentro é uma das coisas mais importantes da região do Paraná, e eu vi que as matérias eram semelhantes as minhas, então eu decidi vir para cá”, explica.

Segundo dados do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro (ERI), entre 2011 e 2017 foram registradas 30 mobilidades de estudantes na Universidade, um trabalho que começa muito antes da chegada dos acadêmicos. “Quando ocorre a mobilidade significa um grande trabalho que houve antes de planejamento, de priorização da internacionalização. Então, o fato de as mobilidades estarem ocorrendo significa que estamos no caminho certo”, esclarece Claudio Mello, diretor de Relações Internacionais.

Estudantes também foram recepcionados na Direção do Campus (Foto: Coorc)

Agora, os esforços da Unicentro são para oferecer a melhor experiência possível aos intercambistas e, para isso, algumas parcerias estão sendo firmadas. A Diretoria de Cultura, por exemplo, vai buscar aproximar os acadêmicos recém-chegados das atividades culturais do Campus Santa Cruz. Além disso, a Universidade está oferecendo aulas de português para que Geronimo, Ximena e Manuel, possam se familiarizar ainda mais com o novo idioma.

E para dar as boas vindas, os acadêmicos foram recepcionados pelo reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, no gabinete da reitoria. Aldo salientou que a meta é que os estudantes ajudem a Unicentro a crescer como Universidade. “As relações internacionais entre instituições de ensino superior só acontece na medida em que as pessoas se conhecem e se dispõe a trabalhar em conjunto, e isso culmina em ações mais sólidas de cooperação em pesquisa e em produção do conhecimento. Então, a vinda de estudantes é mais um passo nessa direção”, pondera.