Pesquisadora argentina participa de mobilidade na Unicentro durante o mês de agosto

A internacionalização da educação superior é um movimento que tem ganhado força nos últimos anos, e oportunizar a convivência e o conhecimento com diferentes culturas não é uma experiência restrita apenas aos acadêmicos. Prova disso é que a Unicentro recebe, durante o mês de agosto, a professora Vanesa Civila Orellana, da Universidade Nacional de Jujuy (UNJu), da Argentina. A docente, que atua na área de Comunicação e Patrimônio, vai ministrar aulas nos cursos de Letras, História, Geografia e Turismo, e também, no Mestrado em História no campus da Unicentro em Irati.

A vinda de Vanessa é uma das iniciativas da Unicentro em seu processo de internacionalização. A mobilidade da pesquisadora foi viabilizada através da Rede de Cooperação Universitária Zicosur, da qual Unicentro e UNJu fazem parte. A Zicosur congrega universidades da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Brasil com o propósito de desenvolver programas e projetos que impactem positivamente a região através de atividades acadêmicas, científicas e culturais.

O diretor do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unicentro, Claudio Mello, explica que a visita da professora argentina é custeada com recursos da Unicentro e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde a pesquisadora tambémk estará em mobilidade. “Trazê-la aqui, para trabalhar com os nossos professores e com os nossos alunos de graduação e pós-graduação, faz parte desse esforço institucional e dos governos de expandir as fronteiras do conhecimento”, destaca Claudio.

Vanesa vai ministrar aulas nos cursos de Letras, História, Geografia e Turismo, e também, no Mestrado em História (Foto: Coorc)

Vanesa foi recepcionada no gabinete da Reitoria, além da equipe do ERI, o reitor Aldo Nelson Bona, o vice-reitor Osmar Ambrósio de Souza e a diretora de Cultura Iris Tomita deram as boas vindas a docente. O reitor da Unicentro destacou que, nos últimos anos, as cooperações com a América Latina vem ganhando maior atenção, fato que reflete em importantes avanços. “Essas ações representam um passo a mais nesse esforço da nossa Universidade de internacionalizar-se, com um olhar voltado a América Latina para além dos nossos esforços de internacionalização com a Europa. Isso fortalece os elos entre as nossas instituições e fortalece também a nossa experiência e a vivência de nossos professores e de nossos estudantes”, ressalta.

Para a professora Vanesa a experiência intercultural é um dos grandes pontos positivos proporcionados pela mobilidade e contribui também para a sua formação acadêmica. “A experiência da interculturalidade, de poder viajar a outros países, neste caso o Brasil, contribui de maneira importante porque é riquíssimo o olhar para a formação docente e para a formação do investigador”, argumenta.

A pesquisadora argentina conheceu outros espaços da universidade e também visitou a Direção de Campus onde foi recepcionada pelo professor Ademir Fanfa Ribas. Para o diretor do Campus Santa Cruz, a mobilidade internacional reflete o verdadeiro conceito do que é uma Universidade. “A universalidade de ideias, de informações, quando a gente recebe na nossa Unicentro outras culturas, outras formas de pensar, consegue aliar as nossas pesquisas e torna mais dinâmico. São pessoas falando em outras línguas, pessoas conhecendo a nossa cidade, a nossa Universidade e isso é fantástico. Essa internacionalização da Universidade faz a gente crescer enquanto Instituição”, explica.

O professor Claudio Mello atenta ainda para o fato de Vanesa ser considerada uma pesquisadora de excelência, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora. “A professora é bolsista do CONICET, que é o respectivo CNPQ deles lá. Ela tem uma bolsa de pesquisa, já tem pós-doutorado na Europa. Então, é uma pesquisadora de destaque lá na Argentina”.

Além da pesquisadora argentina, o Campus Santa Cruz da Unicentro está recebendo três estudantes em mobilidade internacional: Geronimo Fuertes Mamani, boliviano que vai cursar Letra-Inglês; Ximena Barco Moreno, colombiana que vai estudar nos cursos de Publicidade e Propaganda/Jornalismo e Manuel Perez Florentino, mexicano que vai cursar Mestrado em Administração. Os acadêmicos, que vão estudar na Instituição pelos próximos seis meses, também foram recepcionados no gabinete da Reitoria.