Estudantes de Geografia  participam de palestra com representante da Here Technologies

Estudantes de Geografia participam de palestra com representante da Here Technologies

O curso de Geografia da Unicentro, há quatro anos, é parceiro da Here Technologies para o desenvolvimento e aprimoramento de mapas da cidade de Guarapuava. O convênio com a Nokia, detentora da marca, recentemente, foi avaliado numa palestra realizada no Campus Cedeteg e ministrada por Melanie Fernandes Ribeiro, que é especialista em comunidades e sistemas e funcionária da empresa multinacional.

A Here pertence a um consórcio de montadoras alemão composto por Audi, BMW e Daimler, sendo responsável pelo desenvolvimento dos mapas disponibilizados pelo aplicativo Here WeGo. “Eu vim apresentar a Here Technologies, que é uma empresa que faz mapas para GPS e está há mais de trinta anos no mercado, para os estudantes do bacharelado em Geografia. Nosso objetivo é que eles conheçam, entendam e enxerguem uma possibilidade de trabalho. Além disso, falar um pouco sobre o nosso programa de mapeamento colaborativo, que é bem interessante porque as pessoas podem contribuir usando seu conhecimento local e melhorar os nossos mapas”, detalhou.

Melanie Fernandes, da Here, em palestra no Campus Cedeteg (Foto: Noeli Almeida)

Para Melanie, a Here e o desenvolvimento de mapas de forma colaborativa representam uma possibilidade de inserção no mercado de trabalho para os estudantes. Além disso, a empresa e a Unicentro, através do Departamento de Geografia, são parceiras com os acadêmicos participando do processo de mapeamento de Guarapuava. Ação em que a Unicentro, segundo o professor Marcos Pelegrina, é uma das pioneiras na América Latina. “A gente faz parte da comunidade que ajuda a fazer esse mapeamento”, conta. “Então, todo o ano eles vem para conversar com os alunos, para mostrar o que evoluiu”.

Acadêmico do quarto ano do curso de Geografia, Murilo Pontarolo defende que o tema apresentado na palestra é de relevância porque representa um espaço em potencial que pode ser seguido como futura profissão pelos estudantes. Esse evento é de âmbito nacional, a empresa é internacional e é de extrema importância porque a parte de mapas – queira ou não queira – todo mundo usa e é muito difundido e sem ele a gente fica completamente perdido. Desde um check in que a gente faz na rede social até um GPS para se localizar na cidade é muito importante”.

Deixe um comentário