Inscrições para o Programa Paraná Fala Inglês terminam sexta-feira (11)

O Programa Paraná Fala Inglês (PFI), criado em 2014, é uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), e as universidades estaduais do Paraná. O PFI tem como principal objetivo apoiar o processo de internacionalização das instituições do ensino superior do Estado.

Neide Pinheiro, coordenadora institucional do Paraná Fala Inglês na Unicentro, aponta que a proposta é oportunizar o domínio do idioma a toda comunidade acadêmica, possibilitando o acesso ao intercâmbio, já que o conteúdo das aulas é voltado para a conhecimento científico. “O objetivo do programa é proporcionar aos alunos, professores e agentes das sete universidades estaduais do Paraná a possibilidade de aprimorarem suas capacidades linguísticas e ingressarem em programas de mestrado, doutorado, no Brasil e no exterior; realizar publicações internacionais. Então, ele tem um cunho bastante acadêmico”, completa a professora.

Entre os objetivos está preparar os alunos para o exame do TOEFL iBT (Test Of English as a Foreign Language – Internet Based Test), que é internacionalmente reconhecido na área científica e que comprova a proficiência em língua inglesa. Neste semestre, o PFI está ofertando seis modalidades de cursos: além do preparatório para o Toefl, também estão na grade o inglês acadêmico, o inglês para áreas específicas – que seriam o Business Administration, voltado para áreas de sociais aplicadas, e o Helth Sciences para ciências da saúde -, e o Inglês Geral I e II.

Embora o material seja disponibilizado on-line, as aulas serão presenciais. Thiago Grokoski é um dos professores do Paraná Fala Inglês. Ele atua no Campus Irati da Unicento. “O material visa o Speaking, que é a fala; o Writing, que é a escrita; e o Reading, que é a leitura. Então, todas as bases das habilidades linguísticas vão ser trabalhadas em sala de aula”, explica o professores.

Para poder participar, basta estar vinculado a uma das sete Universidades Estaduais Paranaenses. Também é necessário que o aluno tenha um conhecimento intermediário da língua inglesa. O curso é semestral e conta com carga horária de 60 horas. As aulas serão realizadas em Guarapuava – nos campi Santa Cruz e Cedeteg – e também em Irati, no período da tarde durante a semana e também no sábado pela manhã. Os interessados devem se inscrever até o dia 11 de agosto, pela internet. A inscrição e o curso são gratuitos, já a aquisição do material é de responsabilidade do aluno. A previsão é que as aulas tenham início ainda esse mês.