Big Belas Band foi destaque da programação pelos 27 anos da Unicentro no Campus Irati

As comemorações pelos 27 Anos da Unicentro tiveram início no mês de junho e seguem até setembro. Fazendo parte da programação de aniversário, o campus Irati recebeu a apresentação da Big Belas Band, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, que faz parte da Universidade Estadual do Paraná, a Unespar.

O professor e diretor do campus de Irati Afonso Figueiredo Filho destaca que o Auditório Denise Stoklos recebeu além de estudantes, professores e funcionários do campus, integrantes da comunidade que também participaram da celebração. “Nós ficamos muito felizes porque vimos esse auditório lotado e eu fico mais feliz porque vi várias pessoas da nossa comunidade. Em geral, nossos encontros são mais acadêmicos e envolvem mais o pessoal da Universidade, mas inúmeras pessoas da comunidade externa vieram e vibraram com o acontecimento”.

Já o vice-diretor do campus e professor Erivelton Fontana de Laat ressalta a qualidade dos músicos e da apresentação da Big Belas. “Foi um evento fantástico. A cidade e a universidade presenciaram aqui uma banda de excelente nível, nível acadêmico, e isso marca as comemorações do aniversário aqui no campus”, afirma.

A Big Belas Band é formada por alunos e ex-alunos de diferentes curso da Unespar, e também, por membros da comunidade. O diretor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Marco Aurélio Koentopp explica que o grupo que foi formado a partir de 2011, e trouxe um diferencial justamente no repertório. “A Escola de Música e Belas Artes tem um cunho bastante erudito. Então, a Big Band entra como uma outra opção de um repertório de jazz, samba, bossa nova, temas de filme. Essa foi a principal proposta de nós montarmos esse grupo, darmos uma outra opção dentro de um meio erudito que é a Belas Artes, para dar vazão a um outro repertório que os alunos também precisam”, conta.

Público lotou o Auditório Denise Stoklos (Foto: Marina Lukavy)

A Big Belas segue a formação tradicional de uma big band, que é composta por quatro trompetes, quatro trombones, cinco saxofones, piano, guitarra, baixo e bateria. “O repertório da Big Belas Band é bem vasto e vive se renovando. Aqui no campus apresentamos vários clássicos do jazz e da música pop com arranjos preparados para uma big band. E fora do que foi apresentado aqui, temos muitas músicas que são arranjos dos alunos da Belas Artes e também composições mesmo dos próprios alunos”, detalha o músico Mackelvin Silva, contando que o repertório é atualizado a cada novo semestre.

A bioquímica Maria Helena Sékula Smolka foi até o campus Irati com a família para apreciar a apresentação. Para ela, que acompanhou o processo de implantação da Unicentro, é sempre uma satisfação participar de eventos promovidos pela Universidade. “Me sinto orgulhosa de ser iratiense e ter a Unicentro em Irati. A música que desfrutamos foi fantástica, eu gosto muito de jazz e foi uma oportunidade única participar desta audiência aqui. Quero agradecer a Unicentro e espero vir em muito mais oportunidades aqui, desfrutar de momentos tão agradáveis e ver essa juventude ouvindo uma música de qualidade”, conclui Maria Helena.