Práticas pedagógicas no ambiente universitário é tema de palestra do Projeto Entredocentes

O Programa Entredocentes da Unicentro tem como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas no ambiente universitário. Para isso, frequentemente, oferece aos professores da instituição oficinas e palestras. Uma dessas atividades contou com a participação da coordenadora do Programa de Docência no Ensino Superior, o DES, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professora Maiza Taques.

A pesquisadora da área de docência, Maiza Taques (Foto: Raphael Gierez)

A coordenadora do Entredocentes, professora Wanda Pacheco, comenta a relevância do compartilhamento de experiências na área de docência por pesquisadores de outras universidades, como é o caso da professora Maiza que, desde 1991, atua na UEPG na formação de docentes. “A professora Maiza tem um grande histórico como pesquisadora desse campo, por isso, ela vir falar aos nossos integrantes do projeto é muito importante”, comenta Wanda.

Uma das prerrogativas do ensino superior é que as atividades de sala de aula das disciplinas sejam integradas aos projetos de pesquisa e as ações de extensão desenvolvidas pelo professor. Isso, segundo a professora Maiza, propicia uma formação mais completa aos estudantes. “O educador, quando começa lecionar, espera encontrar um grupo que o apoie nas suas inciativas de inovação pedagógica, de acompanhamento da sua prática, de planejamento, para que o professor trabalhe de maneira articulada visando a promoção do aprendizado do aluno e é justamente dentro disso que entra os projetos de apoio aos docentes”, explica.

Professores dos bacharelados, como o curso de Engenharia Florestal, vêem com bons olhos a discussão das práticas pedagógicas (Foto: Raphael Gierez)

A professora Maiza vê com bons olhos programas de apoio à docentes, algo que vem crescendo nas universidades brasileiras, segundo a pesquisadora. Para Maiza, o Entredocentes se destaca dentro disso, principalmente pelo método colaborativo. “O trabalho do Entredocentes vem trazer essa perspectiva de que os professores encontrem um espaço, um tempo e um local pra pensarem conjuntamente, colaborativamente e refletirem sobre a qualidade do ensino que desenvolvem”, elucida.

Um dos professores que aproveita a proposta do Entredocentes para melhorar sua didática é Evandro Tambarussi, do Departamento de Engenharia Florestal. Para ele, devido a formação em uma área distante das práticas pedagógicas, a formação propiciada pelo Entredocentes é fundamental para sua atividade docente. “No meu caso e dos meus colegas de Departamento, nós somos engenheiros, nós não tivemos um preparo para dar aulas ou para didática. Esses cursos e palestras do Entredocentes, então, são muito pertinentes nesse sentido, eles vem saciar essa lacuna que talvez tenhamos”.