Melhoramento genético do milho é tema de projeto contemplado pelo Edital Universal do CNPq

A Unicentro comemorou a divulgação da lista de projetos de pesquisa contemplados pelo último Edital Universal do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Isso porque a nossa Universidade teve oito projetos aprovados em diversas áreas do conhecimento. Um deles, selecionada para a Faixa B, que prevê um financiamento de até 60 mil reais, é desenvolvido pelo professor Marcos Ventura Faria, do Departamento de Agronomia. O trabalho é intitulado “Avanço do programa de melhoramento do milho forrageiro visando à produção de silagem” e tem como objetivo o desenvolvimento de novos híbridos de milho com aptidão forrageira para a alimentação animal.

De acordo com o professor Marcos, existem no mercado diversos programas de melhoramento genético relacionados ao milho, que são desenvolvidos pelas empresas agrícolas. Mas, enquanto essas empresas objetivam o aumento da produção de grãos, o trabalho de pesquisa desenvolvido na Unicentro propõe outras perspectivas de trabalho. “A diferenciação dessas plantas que nós estamos desenvolvendo em relação à produção de grãos é que são para alimentação animal. É um material que, depois de colhido, vai ser trabalhado, conservado na forma de silagem e tem características específicas, que conferem maior qualidade a esse produto. É o milho forrageiro que é o alimento do animal, voltado para bovinos de leite e bovinos de corte”, explicou.

O cultivo desses híbridos demanda cuidados específicos. Como eles serão usados para a alimentação dos animais, é necessário garantir a qualidade dos grãos, principalmente no que diz respeito à fibra, ligada diretamente ao valor nutricional do grão e que vai resultar na engorda do rebanho. “Tem que ter uma qualidade, uma sanidade, tem que ser resistente e tolerante a muitas doenças. Além de ser produtivo, tem que ser adaptado às condições de cultivo, de clima e de ambiente. Também tem que ter uma qualidade nutricional diferenciada para poder ter uma maior lucratividade dentro da cadeia agropecuária”, destacou o pesquisador.

Para o professor, o desenvolvimento dessa pesquisa poderá beneficiar o cenário agrícola da nossa região. “É uma região que tem uma aptidão muito forte agrícola, climática e ambiental para a produção do milho. Também é uma região em que a pecuária é muito forte. Os híbridos que estão disponíveis hoje no mercado são altamente produtivos só que não têm uma aptidão específica para a produção de forragem”, lembrou.

O professor Marcos trabalha na linha de pesquisa de melhoramento vegetal há mais de 12 anos e essa é a terceira vez em que teve um trabalho contemplado pelo Edital Universal do CNPq. De acordo com o pesquisador, os projetos têm de ser desenvolvidos a médio e longo prazos. Isso porque o tempo desde o desenvolvimento de novos materiais até as avaliações das linhagens obtidas é longo.“O melhoramento de plantas é um processo onde você gera a população base a partir da qual você vai selecionar as melhores plantas, geneticamente superiores e, nesse processo, então, temos que usar metodologias para poder selecionar os melhores e descartar os piores”, explicou.

Esse trabalho contemplado no último edital, segundo o professor, é o desdobramento de trabalhos anteriores na mesma área. Para ele, essa continuidade na pesquisa é um aspecto levado em conta na aprovação. “Isso, inclusive, ajuda a aprovação do projeto porque ele segue uma temática de desenvolvimento que já vem apresentando resultados. Então, de certa forma, ele mostra uma tendência da pesquisa”, ressaltou.

Com os recursos do Edital, serão comprados insumos agrícolas, reagentes para análises em laboratório, além de materiais e utensílios de laboratório. Uma outra do dinheiro parte será destinada à aquisição de equipamentos. Alunos de graduação e pós-graduação também fazem parte do projeto. Por isso, para o professor, a pesquisa tem grande importância na formação de recursos humanos qualificados na área de melhoramento de plantas.

A formação desses alunos, que sejam habilitados nessa área específica da Agronomia, que é o melhoramento de plantas, também gera produções científicas. Isso, na verdade, mostra o contexto da importância da pesquisa no todo, no contexto de formação, capacitação profissional, científica e técnica, além de possibilitar, futuramente, o desenvolvimento de produtos que possam atender o propósito”, finalizou.