Unicentro tem representantes na Agência de Desenvolvimento Regional Centro-Sul

Unicentro tem representantes na Agência de Desenvolvimento Regional Centro-Sul

Enquanto espaços produtores de conhecimento e que atuam na formação de profissionais, as instituições públicas de ensino superior também têm a responsabilidade de pensar o desenvolvimento regional. E mais do que refletir sobre o assunto, a Unicentro tem participado desse processo. Prova disso é que o Campus Santa Cruz sediou a reunião itinerante da Agência de Desenvolvimento Regional Centro-Sul, uma entidade que tem o objetivo de identificar possíveis projetos de desenvolvimento e fomentar ações que podem otimizar soluções inovadoras para região.

O coordenador da Agência de Desenvolvimento Regional (Foto: Marina Alves)

O Presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Centro-Oeste do Paraná (Cacicopar), Marco Aurelio Borges, destaca que o objetivo da reunião é analisar indicadores socieconômicos da região que podem embasar o trabalho da agência. “Nós estamos num processo de levantamento de dados, de busca de parceiros. Então, esse grupo técnico de trabalho que nós temos aqui hoje é justamente para isso. Não são muitas pessoas, mas são pessoas engajadas nesse propósito de buscar as ideias e os caminhos que nós vamos seguir para nossa agência”, ressalta.

Além da Unicentro e da Cacicopar, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), o Sebrae, o Sindicato Rural de Guarapuava, a Faculdade Campo Real e a Prefeitura Municipal também são parceiros nessa iniciativa. “São instituições que têm abrangência regional e que estão aqui, justamente, pensando nisso. Então, quando nós formarmos essa linha de trabalho, essa inteligência, nós vamos querer trazer as pessoas da região pra participar”, explica Marco.

Representando a Unicentro estão os professores do Departamento de Ciências Econômicas, Luci Nychai e Felipe Druciak. Os docentes foram os responsáveis pelo levantamento dos indicadores que vão embasar o trabalho da agência de desenvolvimento. “Os dados servirão para a gente entender um pouquinho melhor a região, que é dinâmica. Ela muda conforme o tempo e o desenvolvimento é um processo. Então, se nós não entendermos como está a nossa região, se não fazermos um diagnóstico atualizado, não saberemos como agir”, explica o professor Felipe Druciak.

A sétima reunião do grupo deverá ser realizada em setembro (Foto: Marina Alves)

Os dados são um pré-diagnóstico da situação sócio-econômica das micro-regiões de Pitanga e Guarapuava. Além de indicadores de vulnerabilidade social, valor adicionado e Produto Interno Bruto, os dados também revelam informações a respeito das empresas instaladas nos municípios da região e o volume de empregos gerados. “Esses dados são a base, ou um pré diagnóstico, da situação socieconômica da nossa região, também é um indicador para que a gente possa começar a pensar num planejamento estratégico regional integrado, que é o objetivo da Agência de Desenvolvimento Regional no médio e longo prazo”, destaca a professora Luci.

Segundo o Presidente da Cacicopar, a Agência de Desenvolvimento Regional é um projeto que existe desde 2002. Nesse período, o organismo paralisou e retomou suas atividades diversas vezes, por isso, uma das metas do atual grupo de trabalho é solidificar a agência enquanto instituição. “A agência é um organismo muito importante para o desenvolvimento de uma região. Então, antes de nós sairmos convidando muitas pessoas, engajando muitas pessoas para participar, nós queremos fazer um trabalho para que ela se solidifique”, pondera.

Desde o início do ano já foram realizadas seis reuniões. O próximo encontro está programado para setembro e deve acontecer no Sindicato Rural de Guarapuava.

Deixe um comentário