Professor do Mestrado em Administração tem projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq

Professor do Mestrado em Administração tem projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq

O professor do Departamento de Contabilidade e do Mestrado em Administração da Unicentro, Marcos Roberto Kuhl, teve um projeto de pesquisa aprovado na última Chamada Universal CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). No total, foram 21.640 propostas submetidas por pesquisadores de todo o Brasil e destas, 4.587 foram aprovadas, oito de autoria de professores da Unicentro.

O projeto do professor Marcos, especificamente, foi submetido e contemplado no âmbito do Mestrado em Administração e vai abordar aspectos relacionados à inovação, à colaboração para inovação e ao desempenho sustentável. O desenvolvimento deve contar com a participação de três professores, além de mestrandos e estudantes de graduação. “Envolve, além de mim, que sou o coordenador, mais alguns professores do Programa que trabalham com pesquisas nessa área, e a ideia é envolver também os orientandos de mestrado e, se for possível, enquadrar os de graduação e iniciação científica”, comentou o docente.

O objetivo principal do Edital Universal é fomentar a pesquisa científica e tecnológica em todo o Brasil, nas mais diversas áreas de conhecimento. Todas as pesquisas desenvolvidas, recebem um aporte financeiro para viabilizar a realização dos projetos. O trabalho tem duração total de 36 meses e deve começar a se desenvolvido já no segundo semestre deste ano.

A ideia para a proposição da pesquisa está ligada à trabalhos já desenvolvidos dentro do Mestrado em Administração da Unicentro, além de ser um projeto que segue uma temática já desenvolvida pelo professor durante sua tese de doutoramento. Naquela oportunidade, foram analisadas indústrias de eletroeletrônicos. “É uma continuação, uma ampliação da minha tese de doutorado, que eu defendi em 2012. A gente ampliou um pouco a ideia, tanto em termos de conceito, como em termos de abrangência da base de dados que a gente quer pesquisar”, esclareceu Kuhl, reiterando que a pesquisa vai buscar o viés da ecoinovação, um conceito novo e que já está sendo pesquisado dentro do Programa de Pós-Graduação em Administração da Instituição.

Para o docente, a importância da aprovação do projeto vai além do recurso financeiro e da possibilidade de desenvolver uma pesquisa financiada. Essa oportunidade deve ajudar também na continuidade da excelência doMestrado em Administração, além da expectativa dos resultados finais poderem contribuir nas questões teóricas e práticas em relação a essa linha de pesquisa específica. “O resultado que a gente espera é identificar algumas coisas que estão acontecendo. Por que uma coisa é a teoria, outra coisa é o que acontece na prática. Então, a ideia é verificar aquilo que a teoria preconiza sobre os sistemas e o relacionamento entre eles”, comentou.

Os investimentos do CNPq em todas as pesquisas contempladas no Edital Universal vão somar R$ 188 milhões, com a maior parte sendo bancada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FNDCT).

Deixe um comentário