Fórum de ensino em Fisioterapia do Paraná tem participação de professora da Unicentro

Fórum de ensino em Fisioterapia do Paraná tem participação de professora da Unicentro

O primeiro Fórum Estadual de Fisioterapia do Paraná foi promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia (Abenfisio), em Curitiba. O tema que norteou as discussões do evento foi o “Ensino em Fisioterapia: onde estamos e para onde vamos?”. Desse modo, os participantes debateram, entre outros pontos, as novas diretrizes curriculares nacionais e o padrão de qualidade para os cursos de Fisioterapia paranaenses.

O Fórum contou com a participação de professores, gestores de cursos de fisioterapia do Paraná e acadêmicos. Entre os participantes estava a professora e membro da coordenação da Abenfisio no Paraná, Cintia Raquel Bim Quartiero, do Departamento de Fisioterapia do campus Cedeteg. Ela também foi convidada a ministrar uma das palestras do evento. “Ficou sobre minha responsabilidade falar sobre o perfil da graduação no estado do Paraná. Apresentei dados preliminares de uma pesquisa que estou desenvolvendo sobre as instituições de ensino superior públicas e privadas do estado”, explicou Cintia.

Ao final das palestras e oficinas sobre o ensino da fisioterapia nos cursos de graduação, os participantes elaboraram uma carta, que compilou as principais discussões do Fórum.“No evento”, contou a professora, “foi produzido um documento com as sugestões do Paraná para as entidades nacionais envolvidas no processo, como o MEC, a Abenfisio e o Conselho Federal de Fisioterapia”.

Cintia ressaltou a importância de um maior envolvimento dos docentes e discentes em eventos como o Fórum, tendo em vista que essa é uma oportunidade para debater mecanismos que possam contribuir com a formação dos profissionais da área da Fisioterapia. “Discutir o ensino em Fisioterapia deveria estar na agenda de todos os docentes da área, espaços como este do Fórum são fundamentais para contribuir com uma formação de qualidade em nosso estado. Temos muitos desafios para tornar a formação dos fisioterapeutas mais adequada às novas práticas de ensino e ao novo perfil de saúde da população. A Abenfisio acredita que é preciso um envolvimento maior dos docentes nesse processo com o apoio de discentes, visando o ensino de excelência em Fisioterapia não só no estado, mas em nível nacional”, finaliza.

Deixe um comentário